Antes de jogo contra o Fluminense, treinador comenta os cinco empates com rivais sob seu comando no estádio alvinegro
Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
O Botafogo vai entrar em campo neste domingo para enfrentar um de seus maiores rivais. Mas além do Fluminense, o Alvinegro terá pela frente a incômoda marca de nunca ter vencido um clássico carioca desde que assumiu o comando do Engenhão, em 2007 (oito empates e duas derrotas). Para Joel Santana, que comanda a equipe há quase nove meses, a falta de triunfos em casa sobre seus maiores adversários na atual temporada pode ser considerada obra do acaso.
O treinador fez questão de lembrar detalhes de cada um dos clássicos do Botafogo sob seu comando no Engenhão. Para ele, fica difícil explicar o porquê de o Alvinegro ter empatado os quatro clássicos disputados em seu estádio em 2010.
- Fizemos bons jogos, mas foram coincidências. Coisas do futebol.
Em toda a temporada de 2010, somando as partidas no Maracanã, o Botafogo disputou 11 clássicos cariocas, com quatro vitórias, duas derrotas e cinco empates. O último triunfo foi os 2 a 1 sobre o Flamengo, pela final da Taça Rio, que deu ao Alvinegro o título estadual por antecipação.
Abaixo estão os melhores momentos dos clássicos do Botafogo no Engenhão, pelo Brasileiro, com uma breve análise de Joel Santana:
21/03/2010 - Botafogo 2 x 2 Flamengo (Campeonato Carioca)
Herrera marcou os dois gols do Botafogo na partidas, mas do outro lado tinha Adriano, que também fez dois. O segundo, no lance final da partida: "Acho que todo mundo lembra aquele gol do Imperador no finalizinho", lembrou Joel.
30/05/2010 - Botafogo 1 x 1 Vasco (Campeonato Brasileiro)
Herrera marcou o gol do Botafogo, depois que Ernani abriu o placar para o Vasco. Segundo Joel, o Alvinegro foi bem e poderia ter levado a melhor, não fosse a arbitragem: "O Lucio Flavio levou uma sarrafada dentro da área e o juiz deixou correr", disse.
25/07/2010 - Botafogo 1 x 1 Fluminense (Campeonato Brasileiro)
Emerson marcou o primeiro gol do jogo, a favor do Fluminense, e o Botafogo empatou com uma bola cruzada na área por Renato Cajá, que acabou por entrar: "O gol do Fluminense nasceu de uma cobrança errada de um tiro de meta. Um goleiro da qualidade do Jefferson dificilmente faz isso", observou Joel.
22/09/2010 - Vasco 2 x 2 Botafogo (Campeonato Brasileiro)
O Vasco construiu uma vantagem de dois gols no primeiro tempo, aproveitando a perda de Maicosuel e Antônio Carlos por lesão. Na segunda etapa, Herrera marcou para o Botafogo, mas foi expulso em seguida. Loco Abreu, em cobrança de pênalti, empatou no fim: "Tiramos o empate da cartola, e, pelas circunstâncias, foi um bom resultado", afirmou o técnico.
02/10/2010 - Botafogo 1 x 1 Flamengo (Campeonato Brasileiro)
Lucio Flavio abriu o placar de falta no primeiro tempo, e o Botafogo conseguiu levar a vantagem até a fase final do segundo tempo, quando Alessandro cometeu pênalti infantil. Petkovic cobrou, Jefferson defendeu, mas Léo Moura pegou o rebote e empatou: "Estávamos com o jogo controlado, mas aquele pênalti no fim nos prejudicou", afirmou Joel.