Total de visualizações de página

Sócio do CFZ : 'Isso foi uma coisa política para tirar o Zico do Fla'

Vantuil Gonçalves diz que contrato não tem nada de errado - e que, se quiser, Fla pode devolver os jogadores ao CFZ

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

O principal argumento do presidente do Conselho Fiscal rubro-negro, Leonardo Ribeiro, para atacar Zico foi o contrato celebrado entre Flamengo e CFZ – com a cessão de quatro jogadores para as categorias de base da Gávea. Segundo Ribeiro, ao ceder 50% do valor de jogadores para o CFZ, o Flamengo estaria sendo lesado. Vantuil Gonçalves, um dos sócios da MFD, empresa que controla o CFZ, rebateu os argumentos de Ribeiro:

- O que o Leonardo Ribeiro está dizendo é que o CFZ agiu de má fé passando direitos de jogadores para a MFD porque o Zico teria uma dívida conosco. Isso é uma bobagem. Primeiro, o Zico não tem dívida alguma com a MFD. Segundo, o CFZ não passou nada para a MFD. A MFD comprou o CFZ e pagou pelos ativos do clube, entre eles os jogadores. Isso tudo foi uma coisa política. Queriam tirar o Zico e conseguiram.

Vantuil explicou os detalhes do contrato:

- Quando compramos o clube, herdamos os jogadores. Não temos nada a esconder. Os jogadores que estão no Flamengo foram escolhidos pelo Flamengo antes do Zico assumir o futebol do clube. E eram 100% do CFZ. Mais - o contrato, pra gente, era ruim – porque o Flamengo poderia sempre escolher nossos jogadores - o CFZ ficava atrelado ao Flamengo. Ficaríamos sem liberdade de botar em outros lugares. Por isso rescindimos o contrato.

Segundo o empresário, o argumento de Ribeiro – de que o Flamengo teve um prejuízo de 50 milhões, é risível.

- Os jogadores eram do CFZ – formados pelo CFZ. Foram escolhidos pelo Toninho Barroso e cedemos 50% deles ao Flamengo. Que prejuízo é esse? O Flamengo ganhou 50% dos jogadores.

O CFZ tem quatro jogadores das categorias de base rubro-negra – três infantis e um juvenil (Rafinha). Segundo Vantuil, se o Flamengo achar o contrato ruim, basta devolvê-los:

- Se eles quiserem, a gente recebe de volta. Tem vários clubes querendo pagar por eles. Isso é tudo uma coisa política. Queriam tirar o Zico e conseguiram.

Em agosto, Zico disse, em seu site, que o CFZ tinha sido arrendado para um grupo de investidores por "cinco a dez anos". Vantuil diz que a MFD resolveu comprar o CFZ quando Zico disse que fecharia as portas do clube.

- Tivemos uma parceria com o CFZ no passado, mas tínhamos saído. Quando o Zico disse que ia fechar... nos interessamos pelo negócio. Compramos o clube e arrendamos o espaço em Vargem Pequena. O espaço físico no Recreio continua sendo do Zico – que gentilmente cede o campo para que Flamengo e CFZ jogassem suas partidas oficiais. Mas lá não é CFZ mais.

A MFD foi criada em 2006, inicialmente para ajudar o Botafogo. A partir de 2007, os investimentos da empresa se diversificaram. Hoje ela tem percentual de direitos econômicos de jogadores de vários clubes como Grêmio, Corinthians, Duque de Caxias , entre outros. No Flamengo, a MFD teve participação nos direitos de Renato Augusto, Kayke, Vinícius Colombiano e ainda tem um pequeno percentual nos direitos do lateral esquerdo Juan.