Total de visualizações de página

Rei da Segundona' do Rio, técnico se inspira em Joel para voltar a brilhar

Manoel Neto, que ostenta oito títulos nas divisões de acesso do futebol carioca, faz elogios ao técnico do Botafogo: 'Tenho ele como exemplo'

Por Pedro Ivo Rio de Janeiro
Manoel Neto com troféus 
Técnico Manoel Neto exibe seus troféus
(Foto: Pedro Ivo / GLOBOESPORTE.COM)
 
Quando se fala em "Rei do Rio", o primeiro nome que vem à cabeça é o do treinador Joel Santana, certo? O Natalino, como é conhecido na capital fluminense, conquistou sete títulos pelos quatro grandes clubes. Mas o futebol não se resume apenas à Série A.  As divisões de acesso do Rio de Janeiro também têm o seu papa-títulos: Manoel Neto. Em dezenove anos de carreira, o treinador conquistou oito títulos, todos nas séries inferiores do futebol carioca.

- É realmente uma alegria muito grande. Independentemente da divisão, ganhar um título é indescritível. Quando você vence, é sinal que o trabalho foi bem feito - disse.

Neto conquistou seu primeiro título, em 1991, à frente do Tamoio, levando o time à Série B do Cariocão. De lá para cá, o treinador faturou mais sete títulos, sempre levando os times ao principal campeonato do estado. Manoel Neto enaltece o trabalho de Joel Santana, mas faz um desafio.

- Tenho Joel como exemplo e me inspiro muito nele. É um técnico vencedor, que ganhou diversos títulos por vários grandes clubes. Respeito o profissional que ele é, mas eu queria vë-lo na Segundona e eu na Primeira. Nunca tive as condições de trabalho que os treinadores de ponta possuem.

Apesar da satisfação pelas conquistas, Neto não esconde os inúmeros problemas que encontra. O técnico, que  já comandou times como Serrano, Duque de Caxias, Olaria, São Cristóvão, entre outros, relata o drama que passava nesses clubes.

- É muito difícil. Falta tudo. A estrutura é muito precária. Problemas com salários, lugares para treinamentos específicos,  geralmente a gente não conta com nada. É claro que fica um pouco mais fácil quando você trabalha em cidades que apoiam seus clubes. Na capital, por exemplo, o apoio é bem menor - explicou.

Manoel Neto no Serrano 
Neto posa para foto com o time do Serrano. Técnico teve três passagens pelo clube  (Foto: Arquivo Pessoal)
 
A conquista mais recente

O  título que Manoel Neto guarda com mais carinho na memória aconteceu em 2007. Naquele ano, o treinador foi chamado às pressas  para treinar o Duque de Caxias e conseguiu o que parecia impossível: a taça. Um dos jogadores que teve mais destaque com o técnico foi o meia Madson, que atualmente defende o Santos.

- Eu fiz um milagre. Quase todos os jogadores tinham mais de 26 anos. Foi muito arriscado.  Levamos o time até o fim da competição e conseguimos o acesso à elite do Carioca.

Manoel Neto no Caxias 
Manoel Neto e seus comandados do Duque de Caxias. Entre eles, o jovem Madson  (Foto:  Arquivo Pessoal)
 
Graças ao bom trabalho realizado no time da Baixada Fluminense, Neto recebeu e aceitou o convite para trabalhar no futebol europeu. Ele ficou um ano no Soarense Sport Club, de Portugal, e retornou ao Brasil em julho deste ano. Curiosamente, está sem emprego desde então.

- Fui para Portugal trabalhando em um time de Primeira Divisão e vou voltar trabalhando em um time de Segunda? Estou dando tempo ao tempo. Quando eu retornei, tive duas propostas, mas não fechei. Estou numa fase da minha carreira que preciso me valorizar - disse Manoel.

O sucesso de Neto na Segundona do Rio de Janeiro pode ser o principal motivo do seu desemprego. Quando o treinador retornou da Europa, a Série B do Carioca já havia começado e o técnico não conseguiu acertar com nenhum time (Cabofriense e Nova Iguaçu garantiram vaga na Primeirona de 2011). No entanto, garante que tem quatro clubes interessados em seu trabalho para 2011.

- Preciso de um bom projeto em mãos. Tenho propostas de equipes das Séries A e B do Rio. Eu acho que esse estigma de "Rei do Acesso" me atrapalha às vezes.

Antenado, Neto garante que está acompanhando tudo que acontece no mundo da bola. O técnico não fica em cima do muro na hora de cravar o favorito ao título do Brasileirão de 2010.

- Eu aposto no Corinthians. É um time de chegada. E nessa hora decisiva, o poder da camisa e da torcida conta muito. Acho que o Timão é o mais regular dos três postulantes ao título - finalizou.

Confira os títulos de Manoel Neto:
Competições Clubes Ano
2ª Divisão Duque de Caxias 2007
Taça Rio Portuguesa 2000
2ª Divisão Portuguesa 2000
2ª Divisão Serrano 1999
Taça Rio Rubro de Araruama 1996
2ª Divisão Barreira 1994
2ª Divisão Serrano 1992
3ª Divisão Tamoio 1991