Total de visualizações de página

Libertadores: Santos e Inter serão os únicos brasileiros cabeças de chave

Confronto entre times brasileiros na primeira fase está descartado. Dois argentinos e quatro clubes de países menores completam lista de cabeças

Por Adilson Barros Assunção, Paraguai
Giuliano, do Inter, recebe das mãos de Verón o prêmio de melhor jogador da Taça Libertadores 
Inter, de Giuliano, será cabeça de chave em 2011
(Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
 
A Conmebol já definiu os cabeças de chave da Taça Libertadores de 2011, e a grande surpresa é que metade deles não é nem brasileiro, nem argentino. Ao contrário das últimas edições, em que apenas clubes dos dois países lideravam os grupos, desta vez a divisão será maior. Pelo Brasil, Internacional e Santos serão cabeças de chave. Completam essa relação dois argentinos, um colombiano, um venezuelano, um equatoriano e um peruano.

A mudança veio depois de uma movimentação do "baixo clero" do futebol sul-americano, que se voltou contra o fato de Brasil e Argentina terem quatro cabeças de chave cada. Assim, clubes como Corinthians, Cruzeiro e Fluminense participarão do sorteio.

No entanto, já está descartada a possibilidade de dois brasileiros caírem no mesmo grupo da primeira fase. Assim como a chance de dois argentinos se enfrentarem logo de cara. O sorteio será dirigido para que os confrontos sejam evitados.

Em compensação, um confronto Brasil x Argentina está garantido na fase de grupos. Isso porque, juntos, os países vizinhos somam 11 vagas na Libertadores - cinco da Argentina e seis do Brasil. Hoje, Inter, Santos, Corinthians, Fluminense e Cruzeiro estão garantidos. A sexta vaga será ou do Goiás, caso vença a Copa Sul-Americana, ou do quarto colocado do Brasileirão, caso o Esmeraldino perca a decisão. Grêmio, Atlético-PR e Botafogo lutam por esse posto.

O sorteio começa às 14h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do SporTV.