Total de visualizações de página

Brasil é rei de pênaltis: bate Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Argentina

Brasileirão lidera também média por jogo de faltas cometidas. Espanhol lidera nos cartões amarelos, e o Apertura, dos hermanos, nos vermelhos

Por Márcio Mará Rio de Janeiro
chamada penaltis campeonato brasileiro 
Média de pênaltis marcados no Brasileirão-2010
é de 0,34 por partida (Foto: Arte esporte)
 
Atacante que disputa o Brasileirão 2010 e tem pé atrás com arbitragem reclama de barriga cheia. No futebol nacional, caiu na área é pênalti. Em comparação com os principais campeonatos do mundo - Alemão, Argentino, Espanhol, Inglês e Italiano -, os juízes daqui são os que mais apitam apontando logo para a marquinha redonda do tiro livre mais temido pelos goleiros. Os números mostram 120 penalidades máximas marcadas nas 35 rodadas, o que dá média de 0,34 por jogo.

Além da liderança nos pênaltis, o Brasileirão tem também a maior média de faltas cometidas por partida: são 35,6, contra 29,7 da Espanha. É bom lembrar que a competição nacional está na reta de chegada, ao contrário dos demais países pesquisados. Mais tensão nos gramados na corrida pelo título e na luta contra o rebaixamento poderia justificar tais números.
Por outro lado, se no Brasil os atletas cometem mais pênaltis e faltas, a Espanha, detentora do título mundial na África do Sul e que acolhe Messi e os mais galácticos do planeta, apesar de ter apenas 110 jogos nas 11 rodadas de seu campeonato, é a campeã de cartões amarelos: são 646, o que dá média de 5,87, contra 5,32 do vice, o Brasil. O "título" das "tarjetas" vermelhas é da Argentina: por 57 vezes nas 140 partidas em 14 rodadas do Apertura, alguém foi mais cedo para o chuveiro. Média de 0,40. Em segundo lugar, ali, no fotochart, aparece a Espanha, com 0,39.