Total de visualizações de página

Novo líder, Flu emplaca nada menos do que cinco no time da 36ª rodada

Quatro defensores mais o meia argentino Conca formam exército tricolor nesta parcial do Armandão. Neymar obtém maior nota ao rebaixar Goiás

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

 


A atuação de gala que devolveu a liderança do Campeonato Brasileiro ao Fluminense rendeu bem mais que os 65 pontos na tabela a duas rodadas do fim da competição. Na 36ª parcial do Troféu Armando Nogueira, o Flu é absoluto e emplaca quase a metade dos nomes da seleção desta rodada. A vitória por 4 a 1 sobre o São Paulo gerou até uma situação curiosa: a defesa inteira é do Tricolor, fato inédito nesta edição do Armandão (um clube dominar todo um setor).

O timaço foi escolhido após a apuração das notas dadas pelos especialistas de SporTV e GLOBOESPORTE.COM. A disputa vai ficando cada vez mais acirrada, e os jogadores só têm mais duas chances para se garantir no Troféu.

O grande craque da goleada, para variar, foi o argentino Conca. Com dois gols - um deles uma pintura - e a armação das principais jogadas, Conca lidera o Flu na busca pelo título e levou 8,5 após a grande exibição. Assim, ele já começa até a sonhar com a seleção do campeonato, mas seus compatriotas Montillo e D'Alessandro ainda têm boa frente na posição de meia. Hoje, o jogador do Flu tem média 6,33 em 36 jogos.

Os outros quatro jogadores da equipe carioca estão na defesa. A linha jogou muito bem e deu poucas chances ao São Paulo. O destaque fica por conta do lateral-direito Mariano, que retomou suas melhores partidas e avançou bem ao ataque, dentro de sua característica. Ele ficou com 7,5. O zagueiro Gum, autor do primeiro gol, ficou com 7. E Leandro Euzébio e Carlinhos foram "beneficiados" pela média baixa de notas em suas posições. Com 6,5, eles já se garantiram.

 campinho Troféu Armando Nogueira - Seleção da 36ª rodadaSeleção desta rodada tem domínio absoluto do Fluminense (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O técnico Muricy Ramalho é o comandante da rodada, com nota 7,5. Prestes a conquistar seu quarto título brasileiro (os outros três foram pelo São Paulo), Muricy mantém a humildade e fala em briga acirrada até a última rodada.

- A briga entre os três (Flu, Corinthians e Cruzeiro) será até o final. Não podemos pensar diferente. Não existe muita diferença do primeiro ao último em relação ao futebol, pode ter de pontos, mas futebol não. Estamos de parabéns pelo campeonato, mas faltam dois jogos e temos que manter a seriedade - avisou o técnico.

Joia dominante

 





Apesar de o Flu ter tantos jogadores na seleção, a maior nota do fim de semana ficou com Neymar. Antes do jogo contra o Goiás, no Serra Dourada, ele já havia avisado que jogaria todas até o fim - e tem se beneficiado muito disso. Ele fez três dos quatro gols do Santos na goleada por 4 a 1, que colocou o Esmeraldino oficialmente na Série B. A nota 9 o colocou na liderança entre os atacantes do Armandão. Agora com média 6,34, ele está muito próximo de ser o melhor avante do Campeonato Brasileiro.

Outro time que se deu muito bem na rodada foi o Cruzeiro. Os 3 a 1 sobre o Vasco mantém o clube mineiro a dois pontos do Flu, ainda vivo na briga pela taça. O volante Henrique e o meia Roger fizeram um gol cada e estão no timaço desta rodada: ambos levaram nota 8. Montillo, nome constante no Armandão, ficou "só" com 7,5 e disparou ainda mais na liderança geral da premiação.

Completam o time outros três jogadores. O gremista Fábio Rochemback ganhou 6,5 na vitória sobre o Atlético-PR, que colocou sua equipe no G-4. O colorado Rafael Sobis não ligou para a rivalidade e ajudou o Grêmio ao marcar um dos gols no triunfo por 2 a 1 sobre o Botafogo, no Engenhão. Levou 7. E o goleiro Viáfara, do Vitória, foi o responsável por tirar o Corinthians da liderança da tabela, ao fazer um gol de pênalti e executar boas defesas no empate por 1 a 1, no Barradão. O colombiano ficou com 7,5.