Total de visualizações de página

Ainda com sonho da Libertadores, Botafogo encara rebaixado Prudente

Alvinegro precisa vencer último colocado do Brasileirão e torcer por tropeços de rivais diretos para cumprir seu objetivo
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
loco abreu no treino do botafogo 
Em jogo de extrema pressão, experiência de Loco
Abreu pode ser decisiva (Foto: Photocâmera)

O Botafogo aprendeu da pior maneira que nem sempre um time sem algo a fazer no Campeonato Brasileiro entra em campo desinteressado. Na última rodada, a derrota por 2 a 1 em casa para os reservas do Internacional deixou a equipe numa situação delicada no que diz respeito à vaga na Libertadores do ano que vem. Mas é com esta lição em mente que o Alvinegro volta ao Engenhão, neste domingo, para enfrentar o rebaixado Grêmio Prudente, às 17h (de Brasília), pela penúltima rodada.

Somente a vitória deixará o Botafogo ainda na briga para terminar o Brasileirão no G-4, mantendo vivo o sonho de chegar à competição mais importante da América. Mas, como ocupa o sexto lugar, com 56 pontos, precisa torcer por tropeços de Atlético-PR e Grêmio, seus concorrentes diretos. Além disso, enfrentará o Tricolor gaúcho em Porto Alegre na última rodada. Portanto, o Botafogo chega à partida confiante, mas em estado de alerta. Existe a consciência de que caberá ao time de Joel Santana tornar fácil, ou não, um duelo contra o lanterna do Brasileirão, com 28 pontos.

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida. Ele será auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO). O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil (pelo sistema pay-per-view), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

header o que esta em jogo
Botafogo: somente a vitória mantém o Botafogo com chances de chegar à Libertadores. A equipe precisa vencer o Grêmio Prudente e torcer por um tropeço do Atlético-PR. Assim, chegará à última rodada dependendo apenas de suas forças para garantir um lugar no G-4.

Grêmio Prudente: já rebaixado para a Série B, o time apenas cumpre tabela na competição. Com 28 pontos somados, o Prudente briga para terminar o campeonato na frente do Goiás, que tem 32 pontos, e deixar a lanterna.

header as escalações 2
Botafogo: novamente por força de problemas médicos, Joel Santana será obrigado a fazer algumas mudanças na equipe. A principal novidade deve ser a estreia de Lucas Zen, zagueiro de 19 anos, formado na base do clube. Ele poderá substituir Leandro Guerreiro. Caso o treinador escolha uma formação mais ofensiva desde o início, Edno pode ter uma chance. A equipe deverá ser a seguinte: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Lucas Zen, Túlio Souza (Edno), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu.

Grêmio Prudente: o técnico Fábio Giuntini tem o reforço do volante Rodrigo Mancha, fora do time há um mês por uma lesão no púbis. O Grêmio Prudente deve entrar no campo do Engenhão com Sidney, Bruno Ribeiro, Anderson Luís, Leonardo e Diego; Rodrigo Mancha, Roberto, Marcelo Oliveira e Renan; Willian José e Rhayner.

quem esta fora
Botafogo: a equipe terá como desfalques Leandro Guerreiro, que sente dores no calcanhar direito; Somália, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo; e Herrera, ainda em busca da melhor forma após cirurgia no ombro esquerdo. Os três serão preparados para atuar na última rodada. Além disso, também por problemas médicos, Maicosuel, Fábio Ferreira e Marcelo Mattos retornam apenas em 2011.

Grêmio Prudente: os atacantes titulares Wanderley e Gilmar, contundidos, estão fora da partida, assim como Araujo e o lateral-esquerdo Arthur Henrique.

header pendurados
Botafogo: Márcio Rosário, Somália e Lucio Flavio.
Grêmio Prudente: Rhayner, João Vítor, Roberto, Wanderley, Willian José e Marcelo Oliveira.

header fique de olho 2
Botafogo: alçado ao posto de talismã no Campeonato Carioca, Caio deverá ter uma nova oportunidade de ser titular neste domingo. Ele terá a missão de dar o toque de velocidade ao Botafogo e formar uma dupla eficiente com Loco Abreu.

Grêmio Prudente: testado no time titular pelo técnico Fábio Giuntini, o lateral Saldanha deve entrar em campo no lugar de Bruno Ribeiro durante a partida. Caso seja aprovado pelo treinador, o jogador pode ganhar a posição para a última partida contra o Internacional.

header o que eles disseram
Joel Santana (técnico do Botafogo): "O Prudente está rebaixado, mas olha o que aconteceu com o Palmeiras diante do Goiás, pela Sul-Americana? E o Santos, que perdeu para esse time em casa? Futebol é decidido em campo. Não interessa como o adversário vem, mas como nós vamos para cima dele."

Marcelo Oliveira (meia do Grêmio Prudente): "Vamos lutar para sair de cabeça erguida, jogando como homens."

header números e curiosidades
* Botafogo e Grêmio Prudente se enfrentaram três vezes no Campeonato Brasileiro, sendo que nas duas primeiras a equipe paulista atendia pelo nome de Barueri. O Alvinegro leva a vantagem de duas vitórias e uma derrota.

* O Botafogo chega ao jogo deste domingo como a equipe que menos perdeu neste Brasileirão: seis derrotas em 36 rodadas. Dois destes resultados negativos ocorreram no segundo turno (1 a 4 para o Goiás e 1 a 2 para o Internacional). O Alvinegro também é o time que mais empatou na competição: 17 vezes.

* O Grêmio Prudente tem o terceiro pior ataque do Brasileiro, com 38 gols marcados (à frente apenas de Ceará e Guarani), e a terceira pior defesa da competição, com 58 gols sofridos (melhor que Atlético-MG e Goiás).

header último confronto v2
 
O Botafogo vivia seu melhor momento na competição quando foi ao Prudentão enfrentar o Grêmio Prudente, dia 1º de setembro, pela 18ª rodada do Brasileiro. Apesar disso, teve muitas dificuldades para derrotar o time da casa. O Alvinegro contou com a velocidade de Maicosuel, que arrancou e chutou forte para marcar o gol da vitória por 1 a 0, aos 30 minutos do segundo tempo. O jogo também ficou marcado pela discussão entre Loco Abreu e Joel Santana à beira do campo, depois que o uruguaio não gostou de ser substituído por Renato Cajá, aos 27 minutos da segunda etapa.