Alvinegro precisa vencer último colocado do Brasileirão e torcer por tropeços de rivais diretos para cumprir seu objetivo
Em jogo de extrema pressão, experiência de Loco
Abreu pode ser decisiva (Foto: Photocâmera)
O Botafogo aprendeu da pior maneira que nem sempre um time sem algo a fazer no Campeonato Brasileiro entra em campo desinteressado. Na última rodada, a derrota por 2 a 1 em casa para os reservas do Internacional deixou a equipe numa situação delicada no que diz respeito à vaga na Libertadores do ano que vem. Mas é com esta lição em mente que o Alvinegro volta ao Engenhão, neste domingo, para enfrentar o rebaixado Grêmio Prudente, às 17h (de Brasília), pela penúltima rodada.
Somente a vitória deixará o Botafogo ainda na briga para terminar o Brasileirão no G-4, mantendo vivo o sonho de chegar à competição mais importante da América. Mas, como ocupa o sexto lugar, com 56 pontos, precisa torcer por tropeços de Atlético-PR e Grêmio, seus concorrentes diretos. Além disso, enfrentará o Tricolor gaúcho em Porto Alegre na última rodada. Portanto, o Botafogo chega à partida confiante, mas em estado de alerta. Existe a consciência de que caberá ao time de Joel Santana tornar fácil, ou não, um duelo contra o lanterna do Brasileirão, com 28 pontos.
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida. Ele será auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO). O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil (pelo sistema pay-per-view), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Botafogo: somente a vitória mantém o Botafogo com chances de chegar à Libertadores. A equipe precisa vencer o Grêmio Prudente e torcer por um tropeço do Atlético-PR. Assim, chegará à última rodada dependendo apenas de suas forças para garantir um lugar no G-4.
Grêmio Prudente: já rebaixado para a Série B, o time apenas cumpre tabela na competição. Com 28 pontos somados, o Prudente briga para terminar o campeonato na frente do Goiás, que tem 32 pontos, e deixar a lanterna.
Botafogo: novamente por força de problemas médicos, Joel Santana será obrigado a fazer algumas mudanças na equipe. A principal novidade deve ser a estreia de Lucas Zen, zagueiro de 19 anos, formado na base do clube. Ele poderá substituir Leandro Guerreiro. Caso o treinador escolha uma formação mais ofensiva desde o início, Edno pode ter uma chance. A equipe deverá ser a seguinte: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Lucas Zen, Túlio Souza (Edno), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu.
Grêmio Prudente: o técnico Fábio Giuntini tem o reforço do volante Rodrigo Mancha, fora do time há um mês por uma lesão no púbis. O Grêmio Prudente deve entrar no campo do Engenhão com Sidney, Bruno Ribeiro, Anderson Luís, Leonardo e Diego; Rodrigo Mancha, Roberto, Marcelo Oliveira e Renan; Willian José e Rhayner.
Botafogo: a equipe terá como desfalques Leandro Guerreiro, que sente dores no calcanhar direito; Somália, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo; e Herrera, ainda em busca da melhor forma após cirurgia no ombro esquerdo. Os três serão preparados para atuar na última rodada. Além disso, também por problemas médicos, Maicosuel, Fábio Ferreira e Marcelo Mattos retornam apenas em 2011.
Grêmio Prudente: os atacantes titulares Wanderley e Gilmar, contundidos, estão fora da partida, assim como Araujo e o lateral-esquerdo Arthur Henrique.
Botafogo: Márcio Rosário, Somália e Lucio Flavio.
Grêmio Prudente: Rhayner, João Vítor, Roberto, Wanderley, Willian José e Marcelo Oliveira.
Botafogo: alçado ao posto de talismã no Campeonato Carioca, Caio deverá ter uma nova oportunidade de ser titular neste domingo. Ele terá a missão de dar o toque de velocidade ao Botafogo e formar uma dupla eficiente com Loco Abreu.
Grêmio Prudente: testado no time titular pelo técnico Fábio Giuntini, o lateral Saldanha deve entrar em campo no lugar de Bruno Ribeiro durante a partida. Caso seja aprovado pelo treinador, o jogador pode ganhar a posição para a última partida contra o Internacional.
Joel Santana (técnico do Botafogo): "O Prudente está rebaixado, mas olha o que aconteceu com o Palmeiras diante do Goiás, pela Sul-Americana? E o Santos, que perdeu para esse time em casa? Futebol é decidido em campo. Não interessa como o adversário vem, mas como nós vamos para cima dele."
Marcelo Oliveira (meia do Grêmio Prudente): "Vamos lutar para sair de cabeça erguida, jogando como homens."
* Botafogo e Grêmio Prudente se enfrentaram três vezes no Campeonato Brasileiro, sendo que nas duas primeiras a equipe paulista atendia pelo nome de Barueri. O Alvinegro leva a vantagem de duas vitórias e uma derrota.
* O Botafogo chega ao jogo deste domingo como a equipe que menos perdeu neste Brasileirão: seis derrotas em 36 rodadas. Dois destes resultados negativos ocorreram no segundo turno (1 a 4 para o Goiás e 1 a 2 para o Internacional). O Alvinegro também é o time que mais empatou na competição: 17 vezes.
* O Grêmio Prudente tem o terceiro pior ataque do Brasileiro, com 38 gols marcados (à frente apenas de Ceará e Guarani), e a terceira pior defesa da competição, com 58 gols sofridos (melhor que Atlético-MG e Goiás).
O Botafogo vivia seu melhor momento na competição quando foi ao Prudentão enfrentar o Grêmio Prudente, dia 1º de setembro, pela 18ª rodada do Brasileiro. Apesar disso, teve muitas dificuldades para derrotar o time da casa. O Alvinegro contou com a velocidade de Maicosuel, que arrancou e chutou forte para marcar o gol da vitória por 1 a 0, aos 30 minutos do segundo tempo. O jogo também ficou marcado pela discussão entre Loco Abreu e Joel Santana à beira do campo, depois que o uruguaio não gostou de ser substituído por Renato Cajá, aos 27 minutos da segunda etapa.