Total de visualizações de página

Tropa de Elite

PM faz treinamento de resgate de reféns no estádio do Engenhão sob supervisão da Le Raid


Policiais do Bope fazem treinamento no estádio do Engenhão. Foto: Gabriel de Paiva


Simone Candida - O Globo e G1

RIO - Policiais militares realizaram na manhã desta terça-feira simulação de resgate de refém no estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio. Cerca de 30 homens, entre policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Companhia de Cães e do Grupamento de Salvamento e Resgate da PM, treinaram sob a supervisão da unidade policial francesa Le Raid, responsável pela segurança da Copa do Mundo na França em 1998 e encarregada de formar unidades sul-africanas para a Copa do Mundo de 2010.

O objetivo é se preparar para os grandes eventos esportivos que o Rio vai sediar, como a Copa das Confederações, que acontece em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

- A realidade da França é diferente, mas acredito que haverá uma trégua na criminalidade para a realização dos jogos sem maiores problemas. De qualquer forma, temos que estar preparados - disse Genildo Rodrigues, da Le Raid.

De acordo com o porta-voz da PM, o capitão Ivan Blaz, a polícia do Rio ainda vai participar de outras simulações.

- Temos um cronograma de grandes treinamentos, que incluem exercícios no metrô, no Pão de Açúcar, nas barcas, nos ônibus e nos trens. Estamos aprimorando nossas técnicas com policiais de países que já sediaram grandes eventos. Nossa missão é treinar. Hoje, temos um bom resultado com o carnaval, que é um grande evento na cidade e que reúne muita gente. Mas temos que estar preparados para os eventos esportivos que virão.

O treinamento no metrô deve acontecer nesta quarta-feira.