Botafogo, Sport, Goiás e Fluminense têm sido carrascos dos postulantes ao título (Foto: montagem de Allex Ximenes)
Bruno Uliana
SÃO PAULO
O Campeonato Brasileiro mais disputado de toda a era dos pontos corridos. É dessa forma que mídia, jogadores, técnicos e todos os envolvidos têm tratado a competição deste ano. Restando duas rodadas para o término, quatro times ainda brigam pelo cobiçado troféu. E esse equilíbrio todo tem uma explicação: a quantidade de zebras nas últimas semanas. Ou melhor, o surgimento de vários "estraga-prazeres".
Quando um time parece que vai disparar no topo da tabela, ou até mesmo assumir a liderança, acaba tropeçando em adversários considerados presas fáceis. Cada um dos seis times, que ainda disputam o título ou a vaga para a Copa Libertadores, já encontrou a sua pedra no sapato e o Botafogo e o Fluminense têm sido as principais.
As equipes cariocas, que ainda lutam desesperadamente contra o rebaixamento, atrapalharam Internacional, São Paulo, Atlético-MG e Cruzeiro na luta por seus objetivos.
Confira os "estraga-prazeres" do Brasileirão:
Time: São Paulo
Carrasco: Botafogo
Data: 22/11
Rodada: 36ª
O São Paulo, com 62 pontos, poderia ter aberto até quatro pontos de vantagem para o segundo colocado e dar mais um passo rumo ao hepta. Porém, o Botafogo, brigando contra o rebaixamento, conseguiu a virada no últimos minutos e, liderado por Jobson, atrapalhou os planos do Sampa.
Sobrava apenas torcer contra o Mengão. E para a alegria dos são-paulinos, o Rubro-Negro apenas empatou e a liderança foi mantida.
Time: Flamengo
Carrasco: Goiás
Data: 22/11
Rodada: 36ª
O Flamengo tinha a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Encarava o Goiás, pior time do segundo turno e sem pretensões na competição. Maracanã lotado, torcida fazendo mosaico: a festa estava preparada. Só esqueceram de avisar o Goiás...
A equipe esmeraldina endureceu e conseguiu segurar o ímpeto do Fla. Resultado final: 0 a 0 e decepção dos mais de 79 mil flamenguistas presentes no maior do mundo.
Time: Internacional
Carrasco: Botafogo
Data: 1/11
Rodada: 33ª
O Internacional estava no G4 e era candidato fortíssimo ao título. Já o Botafogo estava há três pontos da zona de rebaixamento e precisando desesperadamente da vitória. E, graças à inspiração do goleiro Jefferson, os três pontos vieram.
Com a derrota, o Colorado deixou o G4 e os jogadores praticamente jogaram a toalha na briga pelo título. Hoje, três rodadas depois, a equipe de Mário Sérgio segue viva na disputa.
Time: Palmeiras
Carrasco: Sport
Data: 11/11
Rodada: 35ª
O Palmeiras já não vinha bem na tabela. Com seguidos resultados negativos, a equipe de Muricy Ramalho tinha a oportunidade de reassumir a liderança do Brasileirão e de rebaixar os pernambucanos para a Série B.
Com o empate em 2 a 2, apenas o segundo objetivo foi cumprido. Desde então, o Verdão vê seus concorrentes diretos escaparem na liderança e não consegue reecontrar o caminho das vitórias.
Time: Atlético-MG
Carrasco: Fluminense
Data: 29/10
Rodada: 32ª
Festa armada no Mineirão. O Fluminense ainda estava iniciando a sua recuperação, enquanto o Galo seguia firme em busca do então líder Palmeiras. Entretanto, quando ninguém esperava, o Flu se superou. Vitória por 2 a 1 e decepção da torcida atleticana.
Time: Cruzeiro
Carrasco: Fluminense
Data: 1/11
Rodada: 33ª
Uma das viradas mais épicas desta edição do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro não perdia há cinco jogos e, empurrado por quase 50 mil pessoas no Mineirão, abriu 2 a 0. Entretanto, com uma ótima partida do centroavante Fred, o Fluminense virou e calou o estádio.
Com a derrota, o Cruzeiro não conseguiu dar sequencia à recuperação e, desde então, não vem apresentando o mesmo futebol, seguindo aos trancos e barrancos rumo ao G4.