Atletas que contribuíram para manter fãs com expectativas positivas foram os mais bem avaliados. Esquenta a briga pelo Troféu Armando Nogueira
GLOBOESPORTE.COM
São Paulo
A seleção da antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro está repleta de jogadores de clubes que estão na parte de baixo da tabela. Depois de apuradas as notas dadas por analistas da Rede Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM, a maioria dos mais bem avaliados em cada posição atua em times que lutam contra o rebaixamento para a Série B.
ASSISTA AO VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS DE CORINTHIANS X NÁUTICO
Depois da virada relâmpago conquistada nos minutos finais da partida contra o Corinthians, no Pacaembu, o Náutico escalou no time ideal os laterais Patrick e Nílson, que deram assistências para os dois primeiros gols, além do meia Aílton, autor do gol que selou a vitória por 3 a 2, em cobrança de pênalti com direito a paradinha. O técnico Geninho, por ver e fazer seu time explorar os buracos atrás dos alas alvinegros foi o treinador com a melhor nota.
A necessidade de vencer para seguir com chance de escapar da degola também fez jogadores do Santo André se superarem. O goleiro Neneca fez pelo menos cinco boas defesas e o meia Camilo brilhou, com dois gols e uma assistência. Os dois foram os destaques do Ramalhão no triunfo por 4 a 2 sobre o Avaí, que deixou o clube catarinense bem distante da briga por uma vaga na Libertadores.
Os outros representantes dos times que seguem em situação delicada neste Brasileiro no time ideal da antepenúltima rodada são do Botafogo, que conquistou uma animadora vitória por 3 a 2 sobre o líder São Paulo e se segurou fora da zona da degola. Os eleitos do clube carioca foram o atacante Jóbson, que infernizou a defesa são-paulina e ainda foi o autor de dois gols, e Leandro Guerreiro, um verdadeiro leão, que dominou o meio-campo no Engenhão.
* Clique para ampliar
Seleção tem sete jogadores e o técnico Geninho entre os que brigam para não cair para a Série B
A seleção tem ainda dois jogadores de equipes que demoraram para reagir na temporada, mas que nesta reta temporada deixam seus torcedores orgulhosos. O Internacional, vice da Copa do Brasil, se acertou apenas nas últimas rodadas do Brasileirão e escalou o volante Guiñazu, destaque no importante triunfo sobre o Atlético-MG, no Mineirão, que deixou o Colorado na terceira posição.
Já pelo Cruzeiro, que se recuperou mais tardiamente do baque da derrota na final da Libertadores, o zagueiro Leonardo foi eleito depois de fazer o gol no último minuto do empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, que manteve a Raposa na briga para voltar à competição continental no ano que vem.
O time ideal tem também o zagueiro Rafael Marques, autor do gol que abriu a vitória por 2 a 0 do Grêmio sobre o Palmeiras e fez explodir a briga entre Obina e Maurício, estopim da crise no Verdão, antigo líder que agora corre o risco de sair do G-4. O triunfo não valeu para o Tricolor Gaúcho seguir com esperanças de entrar na zona da Libertadores, mas pelo menos deixou o time a um jogo de completar a temporada sem perder no Olímpico.
O último escolhido é o atacante Neymar, que ainda luta para se firmar no Santos de Vanderlei Luxemburgo. O menino da Vila deu show na goleada sobre o Coritiba, que afastou o Peixe de qualquer risco de queda e deu uma alegria ao torcedor santista, que há muito tempo não via uma exibição de qualidade da equipe do litoral paulista.
TROFÉU ARMANDO NOGUEIRA
A liderança do Troféu Armando Nogueira segue com Marcelinho Paraíba. Mas o atacante do Coritiba levou uma nota 4 por sua atuação na derrota para o Santos e viu sua média cair para 6,61. Com isso, a diferença para Fernandinho, Ronaldo e Petkovic diminuiu e a briga pelo prêmio ficou emocionante nesta reta final.
A premiação ficará com o jogador que tiver o melhor índice ao final do Campeonato Brasileiro, desde que tenha participado de pelo menos 34% dos jogos do torneio. As notas dadas por comentaristas da TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM definirão o vencedor. A votação pela internet, com os três melhores colocados e prevista no lançamento do troféu, não será mais realizada por motivos técnicos.
OS LÍDERES DO TROFÉU ARMANDO NOGUEIRA
JOGADOR TIME POSIÇÃO JOGOS MÉDIA
1º Marcelinho Paraíba Coritiba Atacante 32 6,61
2º Fernandinho Barueri Atacante 19 6,55
3º Ronaldo Corinthians Atacante 19 6,45
4º Petkovic Flamengo Meia 21 6,40
5º Jefferson Botafogo Goleiro 13 6,38