Total de visualizações de página

Vettel vence o GP de Abu Dhabi e conquista pela primeira vez o mundial de Fórmula-1

        O Globo



RIO - O alemão Sebastian Vettel é o mais novo campeão da Fórmula-1. O piloto da RBR venceu neste domingo praticamente de ponta a ponta o Grande Prêmio de Abu Dhabi e, beneficiado pelo sétimo lugar de Fernando Alonso, da Ferrari, e o oitavo do australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe, conquistou o Mundial com quatro pontos de vantagem sobre o espanhol . Na semana passada, em Interlagos, a RBR já havia garantido o título do Mundial de Construtores. ( Veja a lista completa de todos os campeões da história

 
Com 23 anos e 134 dias, Vettel se tornou o mais novo campeão da história da F-1. Ele superou o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, campeão em 2008 com 23 anos e 301 dias. ( Leia mais: Vettel confirma fama de piloto prodígio e mais jovem campeão da F-1

O resultado acabou beneficiando a disputa esportiva na pista. Em meio a polêmicas sobre o jogo de equipe que beneficiou Alonso em Hockenheim e o ajudou a chegar em vantagem na última prova. O espanhol, aliás, reclamou muito do russo Vitaly Petrov, da Renault, após a prova. Ele não conseguiu ultrapassá-lo na pista.
Já a RBR sempre teve seus dois pilotos lutando pelo título e deu repetidas declarações de que não daria qualquer benefício a eles nem faria jogo de equipe. 

Vettel foi campeão com cinco vitórias, sendo três nos últimos quatro GPs. Sua arrancada começou no GP do Japão. Na Coreia do Sul ele não pontuou, mas venceu o GP do Brasil e de Abu Dhabi conquistando 75 pontos em quatro provas. No mesmo período, Alonso fez 61 pontos e Webber apenas 40.

- Obrigado, eu amo vocês - disse Vettel para os engenheiros chorando muito e ainda no carro após vencer a prova.
- Você é o cara - respondeu a equipe pelo rádio.
No pódio, ao lado dos últimos dois campeões da categoria, os ingleses da McLaren Jenson Button e Lewis Hamilton, Vettel não escondeu a emoção e a felicidade de ser o mais novo campeão. No ano que vem, pela primeira vez a F-1 terá cinco campeões. Além dos três que subiram ao pódio, estarão na pista Schumacher e Alonso.

Primeiro alemão campeão após Schumacher

Um dos pilotos considerados herdeiros da era Michael Schumacher, cuja popularidade e títulos acabou ajudando a F-1 a ser tomada por alemães - hoje são sete na pista junto com o próprio heptacampeão - Vettel é o segundo alemão a conquistar o mundial.

Com oito títulos, o país é o segundo com o maior número de títulos da categoria ao lado do Brasil que teve os tricampeões Ayrton Senna e Nelson Piquet e o bicampeão Emerson Fittipaldi. A Inglaterra é a recordista de títulos com nove conquistas.

A conquista do alemão também mantém a rotatividade de campeões na F-1 desde o fim da hegemonia de Schumacher. Nos últimos seis anos, cinco pilotos de cinco equipes diferentes foram campeões: Fernando Alonso (2005 e 2006 pela Renault), Kimi Raikkonen (2007 pela Ferrari), Lewis Hamilton (2008 pela McLaren), Jenson Button (2009 pela BrawnGP) e Sebastian Vettel (2010 pela RBR).

Vitória incontestável na pista


Vettel não teve muitos problemas para vencer a prova em Abu Dhabi. Largando na pole, o alemão logo pulou na frente deixando Alonso e Webber, os outros postulates ao título nas suas respectivas posições em terceiro e quinto lugar. 

Mas logo na primeira volta um acidente envolvendo Schumacher o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, forçou a entrada do safety car. Na relargada, Webber foi o primeiro a trocar pneus na 11ª volta, o que o fez perder algumas posições. Quatro voltas depois, Alonso parou e voltou em 12º, logo a frente de Webber. Esse resultado dava o título a Vettel. 

Com seus rivais brigando para voltar a zona de pontuação, Vettel só teve um momento de maior tensão quando a equipe pediu pelo rádio para que ele tomasse cuidado com o desgaste nos pneus.
Precisando chegar em terceiro, Alonso começou a forçar a ultrapassagem sobre Petrov o que o levou a sair da pista na 23ª volta e quase bater no russo. 

Na 25ª volta, Vettel fez a sua parada. Foi a única vez em que ele perdeu a liderança para Button. Quando o inglês parou, o alemão retomou a ponta. Enquanto isso, Alonso tentava de todas as maneiras fazer as ultrapassagens que necessitava. Mas já era tarde demais e Vettel acabou conquistando o título mundial pela primeira vez. 

Classificação final da prova

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR)
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3 - Jenson Button (ING/McLaren)
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
5 - Robert Kubica (POL/Renault)
6 - Vitaly Petrov (RUS/Renault)
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
8 - Mark Webber (AUS/RBR)
9 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
10 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
11 - Nick Heidfeld (ALE/Williams)
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams)
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India)
14 - Kamui Kobayashi (JAP/BMW-Sauber)
15 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
18 - Lucas di Grassi (BRA/Virgin)
19 - Bruno Senna (BRA/Hispania)
20 - Christian Klien (AUT/Hispania)
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) 

Abandonos

Timo Glock (ALE/Virgin)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)