Total de visualizações de página

Lula promete resolver questão de estádio de SP na Copa após eleições

Presidente da República diz que conversará com novos governantes depois do pleito eleitoral para conseguir colocar cidade novamente no Mundial

Por Julyana Travaglia
São Paulo

O projeto do Morumbi não foi aceito e SP procura

estádio para 2014 (Foto: Divulgação/Site Oficial)O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou na tarde desta segunda-feira, em um hotel em São Paulo, sobre a morosidade do governo de São Paulo em reativar as conversas com a Fifa para que o Morumbi volte a ser uma opção para a abertura da Copa do Mundo de 2014, programada para ocorrer no Brasil.

- Não consigo imaginar uma Copa do Mundo no Brasil sem São Paulo com a abertura. Seria algo da maior irracionalidade. Depois das eleições vamos sentar com o novo governador, o novo presidente e o ministro Orlando Silva Júnior (do Esporte) para resolver isso. Eu apoio um estádio em São Paulo. E não é culpa da CBF, são exigências da Fifa – disse Lula.

O Morumbi era o estádio mais cotado para receber a abertura do Mundial em São Paulo. No entanto, o São Paulo, clube responsável pela arena, não conseguiu atender às exigências da Fifa e foi descartado pela entidade de abrigar a cerimônia. O ministro Orlando Silva Júnior, do Esporte, lamentou o fato de os governantes locais terem, na sua opinião, deixado o assunto de lado durante o período eleitoral.

- Conversamos com o Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo) e a minha sensação é de que não haverá nenhuma manifestação até as eleições. É uma decisão local. A Fifa fará uma nova visita ao Brasil em setembro e visitaremos São Paulo novamente. Mas eu praticamente joguei a toalha, pois não vão falar disso até as eleições, o que é lamentável – disse o ministro.