Total de visualizações de página

‘Clássico’ no Engenhão: Botafogo e Avaí de olho na manutenção do G-4

Times tentam permanecer entre os quatro primeiros colocados. Jogo deste sábado, no Engenhão, marca o encontro de Antônio Lopes e Joel Santana

Por Diego Rodrigues
Rio de Janeiro


Joel Santana e Antonio Lopes tem encontro marcado
(Foto: Montagem sobre foto da Vipcomm)

Os ingredientes realmente são de um clássico. Terceiro e quarto colocados do Campeonato Brasileiro frente a frente no Engenhão. Os ataques mais positivos, com 25 gols marcados. Dois treinadores com muita bagagem no futebol, e ambos fazendo mistério na escalação. Duas equipes embaladas. Torcidas eufóricas. Jogadores sob o olhar de Mano Menezes, que deve assistir à partida. Até o preço dos ingressos foi elevado ao mesmo valor que o cobrado em dias de jogos contra os arquirrivais. É desta forma e com esse clima que o Botafogo recebe o Avaí neste sábado, às 18h30m, em seu estádio, pela 15ª rodada do Nacional.

A partida tem componentes que levam à projeção de um duelo tenso. Talvez por isso, no discurso dos dois “dinossauros” do futebol, é tudo tratado com a devida cautela. O time de Antônio Lopes está na terceira colocação, com 22 pontos. Logo atrás, os comandados de Joel Santana, com 21. Quem vencer segue no G-4. Já quem perder, tem grande chance de deixar a zona de classificação para Libertadores.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro (21), Ceará (21), Internacional (20), Flamengo (20), Vasco (20), Palmeiras (19), Santos (18) e Guarani (18) – os dois últimos podem ultrapassar apenas os cariocas - seguem na cola e qualquer vacilo pode fazer com que as equipes despenquem na tabela no fim da rodada.

O Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real.

O misterioso setor

Somália deve ser o titular na ala pela direita
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

No Botafogo o problema vem pelo lado direito. O lateral Alessandro está suspenso e não tem substituto com as mesmas características. Jancarlos foi emprestado ao Bahia durante a semana e deixou uma lacuna no setor. Joel Santana trabalha com três hipóteses, segundo ele mesmo já disse. Os volantes Somália, Elizeu e Túlio Souza podem fazer a função. O primeiro leva vantagem.

Durante a semana o treinador ainda chegou a brincar e “abriu votação” para que os jornalistas dessem sua opinião. Quando o nome de Somália foi citado, gostou. Depois, deu a entender que ele é o que está mais preparado para assumir a função.

Se optar mesmo pelo jogador, existe a possibilidade de Lucio Flavio voltar à equipe. Porém, Renato Cajá segue firme na luta pela vaga. Mas o mistério perdurará até a hora da partida. O técnico fechou o coletivo da última quinta-feira e deixou um ponto de interrogação. O que não se esconde é o respeito pelo adversário.

- O Avaí é um time rápido perigoso, faz gol como nós. E pela colocação das duas equipes o jogo tem status de clássico sim. É uma partida em que os outros competidores da frente vão torcer para terminar empatada.

Quem segue fora da equipe principal é o uruguaio Loco Abreu. O jogador já treina com o grupo, mas ainda não está pronto para voltar ao time.

Avaí com apenas três titulares

A vida a equipe catarinense no Rio não será nada fácil. Além de encarar fora de casa um concorrente direto na parte de cima da tabela, o Leão não poderá contar com oito jogadores do time titular. Rafael, Rudnei, Caio e Davi estão suspensos. Robinho, Patric, Marcinho Guerreiro e Eltinho serão poupados. Já o atacante Roberto não entra em campo por conta de uma lesão no púbis.

Com este alto número de desfalques, quem vai ganhar uma chance é o meia Leandro Bonfim, recém-contratado junto ao Bahia.

- Independe de quem joga é sempre o Avaí que vai estar em campo. Já que o time titular está sendo poupado temos que manter a forma e conseguir um bom resultado - declarou Bonfim, em entrevista à rádio CBN Diário.

Os únicos titulares do Avaí que entram em campo são o goleiro Renan, o zagueiro Emerson e o atacante Vandinho.

Botafogo x avaí Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Somália, Marcelo Mattos, Renato Cajá (Lucio Flavio), Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera. Renan; Marcos, Gabriel, Emerson e Pará; Diogo Orlando, Bruno, Batista e Leandro Bonfim; Cristian e Vandinho.

Técnico: Joel Santana Técnico: Antônio Lopes

Data: 21/08/10. Local: Engenhão, Rio de Janeiro. Hora: 18h30m (de Brasília)

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)

Auxiliares: Jossemmar Jose Diniz Moutinho (PE)

Ubirajara Ferraz Jota (PE)

Transmissão: PFC para todo o país. GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real.