Total de visualizações de página

Joel elogia o paredão alvinegro: ‘Nossa defesa está mais sólida’

Invicta há quatro jogos, zaga alvinegra vira ponto forte da equipe

Por Richard Souza
Rio de Janeiro

O melhor ataque é a defesa ou a melhor defesa é o ataque? Pergunta para o técnico Joel Santana e os jogadores do Botafogo responderem. O Alvinegro está entre os times que mais fizeram gols no Campeonato Brasileiro – foram 27. Perde apenas para o líder Fluminense, que marcou 28. No entanto, tem chamado a atenção o excelente comportamento defensivo. Nos últimos quatro jogos, contra Ceará, Avaí, Atlético-GO e Atlético-MG, o goleiro Jefferson não foi buscar a bola no fundo do gol. A equipe derrotou todos esses adversários sem ser vazada. Uma evolução importante para que o Glorioso chegasse ao G-4 e se consolidasse na terceira posição, com 27 pontos.

Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira: trio defensivo do Botafogo ajuda o time a ser mais equilibrado (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado

- Uma defesa firme torna o time firme. A partir do momento que nossa defesa passou a se comportar melhor, paramos de ter de correr atrás do resultado. Foi assim em vários jogos. Dominávamos, mas sofríamos o gol e tínhamos de igualar o placar. Nossa defesa está mais sólida, consistente, errando menos. Antes, em vários jogos, nosso goleiro era a melhor figura em campo. Quando isso acontece, a defesa não está boa. O goleiro precisa aparecer só na hora de definir, naquela bola em que ele é o último homem. Quando passa a defender muitas, a coisa não está da maneira que gostaríamos. Houve esta melhora na defesa, está consistente, e houve uma subida da equipe. Se não sofrermos gol, nosso ataque vai fazer um gol por jogo, no mínimo. E é o que tem acontecido – analisou Joel.


Nossa defesa está mais sólida, consistente, errando menos. Antes, em vários jogos, nosso goleiro era a melhor figura em campo. Quando isso acontece, a defesa não está boa."Joel Santana, técnico do BotafogoMais confiantes e aliviados, os zagueiros comemoram o bom momento. Ver o setor receber elogios é motivo de orgulho para Antônio Carlos.

- É resultado do nosso treinamento. Nós temos um poder ofensivo muito grande, sabemos que quem entra pode resolver, então é importante segurar atrás. Estávamos sendo cobrados pelos gols. Estamos melhorando o nosso trabalho, e o time todo está ajudando. Espero que possam sair matérias sobre isso (quatro jogos sem sofrer gols) – disse, sorridente.

Fábio Ferreira é outra peça da zaga e destaca que a evolução defensiva é resultado da atenção redobrada.

Jefferson é peça importante da defesa alvinegra
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

- Estamos trabalhando forte para não sofrermos gols, ainda mais gols bobos. Nos últimos jogos, não sofremos. O trabalho está sendo bem feito. O grupo todo tem consciência de que dependemos da segurança defensiva e dos atacantes bem – frisou.

Seria a defesa o melhor setor do time? Ou o ataque, que sempre corresponde, merece mais elogios? Leandro Guerreira acha o equilíbrio na balança.

- Os dois se completam, ataque e defesa. Contra o Ceará, era difícil vencer a zaga deles, mas nós conseguimos ganhar com um contra-ataque veloz. Não podemos eleger uma parte melhor. Tanto o setor ofensivo quanto o defensivo têm papel importante na nossa caminhada. Estamos equilibrados e prontos para seguir forte na competição – comentou o volante, que completa o trio defensivo de Joel Santana.


O paredão do Botafogo vai voltar a ser testado neste sábado, às 18h30m (de Brasília). O adversário será o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre.