Total de visualizações de página

Aposta de Joel conta dificuldade na base: ‘Ia tomar banho e saía rã’

Gerson, de 18 anos, foi promovido ao time profissional há duas semanas

Por Diego Rodrigues
Rio de Janeiro

Gerson é só alegria com camisa do Botafogo
(Foto: Diego Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

O enredo é parecido com o da maioria dos jovens jogadores brasileiros. Dificuldade no início e sonhos para o futuro. O volante Gerson, de 18 anos, segue esse caminho no Botafogo. Promovido ao time profissional há 15 dias, o atleta é uma das apostas de Joel Santana proveniente da base. Em uma de suas coletivas de imprensa, o treinador chegou a dizer que “estava subindo um garoto que apostava muito”.

E a tentativa de achar no elenco um talento que possa render frutos para o clube dentro e fora de campo pode dar certo. O técnico conta com quatro jogadores da base no elenco que foram promovidos há pouco tempo. Os zagueiros Alex Lopes e Lucas Zen e o atacante Alex, além de Gerson, que são regularmente testados com os "medalhões".

Mas o recente “êxito” em garimpar e encontrar jovens promessas vem de uma base mais preparada. Anteriormente instalados em Marechal Hermes, onde as condições não eram as melhores, agora as categorias de base do clube recebem tratamento mais adequado em Caio Martins, localizado em Niterói.

- Marechal é horrível. No vestiário eu ia tomar banho e saía rã. Tinha buraco na parede. Era muito ruim. Mas agora está melhorando. Não lá, mas em Niterói – disse Gerson, que contou ainda como foi difícil o início da carreira:

- Eu não tinha dinheiro para ir embora para casa e pedia para diretoria. Às vezes ficava duas horas esperando e não recebia nada. Aí pedia ao roupeiro que era meu amigo. Fazia um monte de conta na lanchonete para comer. Ia sem café para os treinos e vomitava. Mas agora melhorou e estou chegando.

Gerson em torneio na Holanda (Foto: Divulgação)

Diante da estrutura precária e da falta de perspectivas, até os adversários passaram a ironizar o Glorioso, que já formou jogadores como Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, entre outros.

- Alguns moleques ficavam olhando e comentavam. Mas falávamos que não é assim. Todos são jogadores. Hoje quando enfrentamos o Grêmio, por exemplo, falamos: “Vamos para dentro que dá para ganhar”.

Não é para menos. A fase atual da base do clube envolve até jogos internacionais. Prova disto é que Gerson chegou a ser destaque em uma excursão para a Holanda, em 2009. O jogador despertou interesse de clubes do exterior, mas preferiu renovar com clube. Seu vínculo atual vai até 2015. E parece ter dado certo. Promovido ao time principal, não quer mais largar o “filé mignon”.

- Nós passamos um perrengue para chegar. E agora que cheguei, não quero mais voltar para os juniores. Agora é olhar só para a frente. É jogar e se firmar mesmo – diz o jogador.

No colo de Dona Graça


Gerson com a avó (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

Para passar pelos “perrengues”, Gerson contou com a ajuda da avó. Sem a figura do pai e da mãe, que mora há cerca de 13 anos fora do país, precisou do colo de dona Graça, de 64 anos. Além das dificuldades financeiras, Gerson teve duas fissuras por estresse nos dois pés. Quando pensou em deixar o futebol, correu para os ombros da avó em busca de apoio.

- Agradeço muito a minha avó, ao meu tio, que são pessoas presentes na minha vida. E amigos como o Márrcio (Bittencourt) e o Marcelo (Vinha). Mas a minha avó principalmente.

Características

Desde 2002 no Botafogo, o jogador quase foi parar no Flamengo em 2003. Porém, decidiu permanecer no clube. Depois foi convocado para as Seleções sub-17 e sub-18 e chegou a disputar um mini-torneio na África do Sul neste ano. Gerson aproveitou para falar como costuma atuar.

- Jogo como primeiro e segundo volante. Já joguei na defesa, mas prefiro como primeiro e segundo volante, ali no lugar do Leandro Guerreiro e do Marcelo Mattos. Mas onde tiver uma brecha eu entro.

Com a oportunidade, ele sonha com a Seleção nas Olimpíadas de 2012.

- Penso sim. Mas um passo de cada vez. Espero me firmar no Botafogo e depois em Seleção.