Total de visualizações de página

Botafogo supera defesa do Ceará e ganha 5º jogo seguido no Brasileiro

Mesmo sem jogar bem, Alvinegro carioca soma mais três pontos e mantém a 3ª colocação. Time cearense corre risco de deixar o G-4

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


No duelo entre um dos melhores ataques do Brasileirão-2010 e a defesa menos vazada, prevaleceu a força ofensiva. Apesar de não jogar bem e criar pouco para uma equipe que marcou 27 gols em 16 rodadas, o Botafogo conseguiu furar o sistema defensivo do Ceará e conquistar a quinta vitória consecutiva na competição: 1 a 0, nesta quarta-feira, no Engenhão.

Jobson, aos cinco minutos do segundo tempo, fez o gol que garantiu o Alvinegro carioca na terceira colocação do Nacional, com 27 pontos. O time cearense segue em quarto lugar, mas, com a derrota, corre o risco de terminar a 16ª rodada fora do G-4.

As duas equipes voltam a campo no sábado. O Botafogo vai a Porto Alegre desafiar o Internacional no Beira-Rio. O Ceará recebe o Grêmio Prudente no Castelão. Os dois jogos começam às 18h30m (de Brasília).

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

Poucas chances na etapa inicial


Em relação ao time que superou o Avaí no último sábado (1 a 0), Joel Santana fez apenas uma mudança na formação titular do Alvinegro carioca: o retorno à ala direita de Alessandro, que estava suspenso, com Somália no meio. Do lado do visitante, Mário Sérgio manteve Geraldo no banco de reservas, apesar do meia ter feito o gol da vitória sobre o Grêmio (2 a 1), também no sábado.

E foi Alessandro que criou a primeira chance para o time da casa. O ala interceptou um passe de Diego Sacoman aos três minutos e fez bom lançamento para Herrera. Mas o argentino não conseguir dominar a bola. O lado direito foi a principal alternativa de ataque do Alvinegro carioca no primeiro tempo. Mas a marcação da equipe com a defesa mais eficiente do Brasileirão dificultava a criação de jogadas do anfitrião. Que, muitas vezes, apelou para bolas centradas na área. Facilmente rebatidas pelos adversários.

O Botafogo só voltou a ameaçar aos 19 minutos. Maicosuel acionou Antônio Carlos na área. Como uma ponta-direita, o zagueiro cruzou para Jobson, que, quase em cima da linha, furou. Para a sorte do atacante, a jogada já estava anulada por impedimento (veja no vídeo acima). Aos 32, os mesmos personagens criaram uma outra boa jogada. Maicosuel roubou a bola pela esquerda e passou para Jobson. O atacante foi derrubado na meia-lua, mas a bola sobrou para Antônio Carlos. O zagueiro invadiu pela direita e chutou cruzado, perto da trave direita.

Mas só aos 46, o time da casa conseguiu concluir com acerto a gol, quando Jobson recebeu no bico da área pela esquerda, cortou para o meio e chutou. O goleiro Diego rebateu.

Bem postado defensivamente, o clube visitante só ameaçou uma vez na primeira etapa. Aos 11, Washington escapou pela esquerda e encontrou Camilo na área. O camisa 7 dominou na marca do pênalti, mas se atrapalhou com a bola e foi desarmado por Marcelo Mattos.

Jobson decide aos cinco minutos


Jobson toca para marcar o gol da vitória do Botafogo
sobre o Ceará (Foto: Alexandre Cassiano/Ag O Globo)

Para o segundo tempo, apesar das dificuldades na primeira etapa, Joel Santana optou por não alterar o Botafogo, mantendo Marcelo Cordeiro e Herrera, vaiados pela torcida. E com cinco minutos, a torcida teve motivos para sorrir. Graças em boa parte ao argentino. Após lançamento do campo de defesa, Herrera dominou na altura do círculo central e deu bom passe para Jobson. O atacante arrancou, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Diego, mandando a bola no canto esquerdo: 1 a 0.


Dois minutos após ver seu time sofrer o gol, Mário Sérgio tentou dar uma postura mais ofensiva ao Ceará, com Geraldo no lugar de Michel. O time visitante passou a rondar mais a área adversária. O goleiro Jefferson foi exigido aos 25, quando teve que cortar com o pé antes que o zagueiro Fabrício completasse na pequena área (no vídeo ao lado).

Em vantagem, o Bota recuou e passou a esperar uma oportunidade para sair no contra-ataque. Para isso, Joel Santana tentou dar mais velocidade ao time e mandou o atacante Caio a campo no lugar de Alessandro aos 21. Sete minutos depois, escalou Loco Abreu e tirou Herrera. No minuto anterior, Marcelo Cordeiro perdeu uma chance incrível na pequena área, cabeceando para fora após centro de Somália.

Aos 41, por muito pouco o Botafogo não foi castigado por ter recuado. Magno Alves driblou três adversários e chutou travado. A bola passou rente à trave direita de Jefferson. O goleiro, aos 44, ainda precisou se esticar para defender uma conclusão do experiente atacante, que desviou em Leandro Guerreiro. Diante da pressão cearense nos minutos finais, o Botafogo conseguiu se defender. E o apito final foi comemorado pela torcida no Engenhão.

BOTAFOGO 1 X 0 CEARÁ

Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro (Caio), Somália, Marcelo Mattos, Maicosuel (Edno) e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera (Loco Abreu). Diego, Oziel, Fabrício, Anderson e Diego Sacoman; João Marcos, Michel (Geraldo), Heleno e Camilo; Wellington Amorim e Washington (Magno Alves).

Técnico: Joel Santana Técnico: Mário Sérgio

Gols: Jobson, aos cinco minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Marcelo Cordeiro, Marcelo Mattos (BOT), Oziel e Diego Sacoman (CEA)

Renda: R$ 347.444,00. Público: 16.460 (pagantes) / 19.468 (presentes)

Data: 25/08/10. Local: Engenhão, Rio de Janeiro.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF).
Auxiliares: João Antônio Sousa e Renato Miguel Vieira (DF)