Total de visualizações de página

Abreu ou Edno? Joel faz mistério e brinca: ‘Aqui, superstição vale’

Treinador esconde quem vai atuar no lugar de Jobson, vetado devido a um estiramento na coxa esquerda. Uruguaio tem leve favoritismo

Por Diego Rodrigues
Rio de Janeiro

Loco Abreu ou Edno: quem enfrenta o Grêmio
Prudente na quarta-feira? (Foto: Agência O Globo)

É jogo de adivinhação. É como dar palpite sobre qual time vai vencer um clássico, quem vai ganhar uma competição antes do início. Simplesmente, é arriscar. E é exatamente isso que Joel Santana quer no Botafogo: que a definição do substituto de Jobson, com um estiramento leve na coxa esquerda, vire um jogo de erros e acertos. As opções são Loco Abreu e Edno, mas em quem você arriscaria para a partida de quarta-feira, contra o Grêmio Prudente, às 19h30m (de Brasília), no Prudentão, pela 18ª rodada do Brasileiro?

O uruguaio é ídolo, tem o carinho da torcida e, a seu favor, ainda, o bom desempenho no Campeonato Carioca. Até porque, no Brasileirão, só foi titular uma vez, no empate com o Santos (3 a 3), pela primeira rodada, e ainda não marcou um gol. Depois foi se preparar para a Copa do Mundo na África da Sul e, após retornar do Mundial, passou por um período de recondicionamento físico.

Mas o problema é que o argumento do técnico Joel Santana de que o atacante precisava recuperar a forma se esgotou. Já se passaram quase 50 dias do fim da maior competição de futebol, e Loco Abreu tem entrado regularmente no decorrer das partidas. Agora, a base para prorrogar o mistério, assim como tem sido em relação aos últimos jogos, é umas das características mais latentes do clube.

- Não defini e vai ser mistério. Semana passada, quando defini, perdi (na verdade, quando divulgou a escalação contra o Ceará, o time venceu por 1 a 0). Enquanto não estava definido, estava tudo bem. Aqui é o Botafogo, superstição vale. Ou não vale? Então vamos deixar na superstição. Se for para vencer está tudo certo. Mas vocês (jornalistas) vão adivinhar, está muito claro.

O concorrente de Abreu, que faz com que o treinador ainda tenha uma dúvida, é Edno. O atacante é uma espécie de 12º jogador. É comum ele e Caio entrarem como opção nos jogos. O atacante foi titular contra Cruzeiro, Atlético-PR e Fluminense. Curiosamente, foram duas derrotas (1 a 0 para o Cruzeiro e 3 a 2 para o Furacão) e um empate (1 a 1 com Flu). Edno tem um gol no Brasileiro, marcado contra o Vitória, no triunfo por 3 a 1.

- Cada um tem seu gosto. Um gosta mais de sal, outro de açúcar. Vou definir ainda. Mas está muito mais perto do que vocês querem do que eu quero – disse Joel, indicando um favoritismo para Abreu, cuja data da volta ao time é sempre perguntada ao treinador pelos jornalistas.

Mas Joel teve que responder ainda sobre se não seria conveniente escalar Abreu, já que ele foi bem ao lado de Herrera na conquista do Estadual.

- Pode até ser, não estou descartando. Mas há de convir que é uma característica diferente do que vínhamos jogando e vinha dando certo. Essa dupla está treinada também e sei o que pode render. Pode acontecer, quem sabe.

E o mistério está no ar.