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Sucesso de marketing, Maicosuel vai virar boneco dentro de um mês

Clube tem trabalhado com intensidade para aproximar torcida dos ídolos
Por Diego Rodrigues
Rio de Janeiro


Maicosuel em tarde de autógrafos no Engenhão
(Foto: reprodução Twitter)

Qual efeito tem um ídolo para o clube? No Botafogo, de forma estratégica, tem sido o mais positivo possível. Tarde de autógrafos com o uruguaio Loco Abreu, e sede de General Severiano lotada. No último domingo, Maicosuel levou cerca de dois mil torcedores ao Engenhão para uma visitação ao estádio, tirou fotos e distribuiu mais autógrafos. O apoiador, aliás, tem merecido uma atenção especial do departamento de marketing, que não mede esforços para estreitar os laços entre a torcida e o ídolo. Prova disto é que será criada uma miniatura do jogador. O tamanho e o preço do boneco ainda não foram definidos, mas há a previsão para o lançamento dentro de um mês.

Outra ação acontece nesta quinta-feira. Será lançado pelo clube um site especial do "Mago". A divulgação do endereço ocorrerá através do site oficial e do twitter. Na página, um quadrinho ficará disponível para a visualização dos botafoguenses, além de jogos com a figura animada do atleta, tudo pensando na interatividade.

Fato é que o departamento de marketing do Botafogo tem trabalhado intensamente desde o retorno de Maicosuel, que reestreou pelo Glorioso no dia 1º de agosto, no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, no Barradão. A justificativa para uma maior exposição do atleta é simplesmente o apego da torcida ao ídolo. O fato de o jogador ter sido um pedido e desejo dos alvinegros fizeram com que o foco das ações na figura dele fosse maior.

O marketing alvinegro estima que 4 mil camisas do atleta já tenham sido vendidas. Levando-se em conta que o preço é de R$ 159,90, o retorno giraria em torno de R$ 639.600,00.

Já em campo, a resposta foi rápida e, em quatro jogos com o apoiador em campo, foram quatro vitórias (Vitória, Atlético-MG, Atlético-GO e Avaí). Isso se reflete nas arquibancadas. Resultado: mais retorno financeiro. No último sábado, por exemplo, foram mais de 35 mil botafoguenses no Engenhão para assistir Botafogo 1 x 0 Avaí.

- Nenhuma torcida se conquista sem a presença do ídolo. E ele (Maicosuel) é importante por isso, para trazer o torcedor, assim como foi a chegada do Loco. Por isso também compramos o Herrera, o próprio Jobson que voltou, o Caio que se tornou talismã, o Jéfferson que defendeu a Seleção, o Leandro (Guerreiro) que tem uma identificação guerreira... Cada jogador tem um espaço no coração do torcedor, e ter um ídolo é fundamental – disse o presidente alvinegro Maurício Assumpção.

Diante deste pensamento, o marketing do clube já planeja novas ações para outros jogadores que ainda são guardadas a sete chaves. Mas o formato do novo Botafogo vem ganhando base na figura dos ídolos. E os resultados, até o momento, são positivos.