Total de visualizações de página

Reunião entre clubes do Rio apontará alternativas para substituir Maracanã

Fluminense tenta manter o estádio aberto, enquanto Flamengo já cogita jogar no Engenhão. Botafogo diz estar pronto para parceria

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Obras no Maracanã para a Copa 2014 já iniciaram
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)

Se não houver nova mudança nos planos, o Maracanã estará fechado durante todo o segundo turno do Campeonato Brasileiro, para que as obras visando à Copa do Mundo de 2014 tenham sequência. A última partida prevista no local será Flamengo x Santos, dia 5 de setembro, segundo comunicado oficial divulgado pela CBF e pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Com isso, uma reunião foi marcada para as 15h desta sexta-feira, na sede da Ferj, a fim de que os clubes discutam alternativas para os jogos do returno.

Dois clubes usam o estádio como sua casa no Brasileirão: Flamengo e Fluminense. O Engenhão, administrado pelo Botafogo, aparece como a principal alternativa para receber Fla e Flu, por ter uma arquitetura moderna e ficar a apenas sete quilômetros do Maracanã. Porém, as diretorias dos dois clubes ainda precisam conversar com o Alvinegro.

- No passado, chegamos a discutir uma parceria para a utilização do Engenhão, mas, com a indefinição do fechamento do Maracanã, a conversa não evoluiu. Agora devemos voltar a nos reunir para fechar algum tipo de parceria - comentou o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.

Engenhão, casa do Bota, pode receber Fla e Flu
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

O Flamengo já admite que pretende utilizar o Engenhão. Porém, vê o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, como segunda opção.

- A prioridade é o Engenhão, e não vai haver problema de ter um entendimento. A cidade e o futebol do Rio
não podem ser prejudicados. Se houver impasse teremos outras possibilidades. Volta Redonda sempre acolheu bem o Flamengo. Jogar em Barueri seria uma situação extrema e não vai acontecer – disse o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Vinícius França, em entrevista à Rádio Globo.

Já o Fluminense ainda está reticente quanto ao fechamento completo do Maracanã. Líder do Brasileirão e dono da melhor média de público do campeonato, o Tricolor disse que vai buscar o diálogo para manter o estádio aberto por mais tempo.

- O Fluminense vai entrar em contato com a Ferj e a CBF para conversar sobre essa decisão. O clube não está entendendo os motivos apresentados. Não fomos consultados, apenas informados de que deveríamos escolher outro estádio para mandar os jogos. Fomos pegos de surpresa. Pelo que sabemos, pela Suderj e pelo governo do estado, o Maracanã poderia seguir aberto. Vamos buscar um entendimento na base do diálogo – disse o vice-presidente de futebol, Alcides Antunes.

No último jogo com capacidade plena, o Maracanã recebeu 80.080 pessoas no empate por 2 a 2 entre Vasco e Fluminense. Já com as cadeiras inferiores fechadas, foram colocados 39.512 ingressos à venda para Flamengo x Atlético-MG, na última quinta-feira.

O Fluminense ainda fará mais dois jogos no estádio: contra o São Paulo, dia 29, e Palmeiras, dia 1º de setembro. Na 20ª rodada, o confronto com o Ceará ainda não tem local definido. Ao divulgar o comunicado, a CBF explicou que a decisão de fechar o estádio antes do início do returno do Nacional, além de buscar cumprir o cronograma acertado com a Fifa, procura evitar benefícios a um determinado clube.

- Esta deliberação tem por escopo, também, manter a igualdade de condições entre os clubes participantes do Campeonato, que poderiam ser prejudicados caso a interdição do uso do estádio ocorresse no meio do returno - diz o comunicado, também assinado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.