Total de visualizações de página

Extremos no ataque e na defesa, Bota e Ponte jogam no Engenhão

Times se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, em busca do tão sonhado equilíbrio

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Com ataques e defesas apresentando marcas extremas no Campeonato Brasileiro, Botafogo e Ponte Preta se enfrentam neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela sexta rodada. A busca dos times é pelo tão sonhado equilíbrio, decantado pelos treinadores e jogadores na disputa de uma competição longa, na qual existe a necessidade de controlar altos e baixos.

Com nove pontos, o Botafogo apresentou até o início da sexta rodada o melhor ataque da competição, com 13 gols marcados, mas também a pior defesa, com 11 sofridos. Depois de conseguir sua primeira vitória no Brasileiro no último domingo, contra o time reserva do Corinthians, a Ponte Preta chegou a quatro gols a favor, a quinta pior marca, e quatro contra, a quinta melhor - levando em conta as cinco primeiras rodadas do Brasileirão.
Neste duelo, há quem busque também a redenção pessoal. Depois de ficar fora por vontade própria do jogo contra o Inter, Loco Abreu deve ser titular no ataque do Botafogo, ocupando a vaga de Herrera, em negociação com um clube dos Emirados Árabes. Do outro lado, Roger tenta voltar a balançar a rede. Ele tem apenas um gol na competição, marcado na segunda rodada.

E ainda há uma pequena escrita em jogo. O Botafogo venceu os últimos quatro jogos diante da Ponte Preta, todos pelo Campeonato Brasileiro. A última vitória paulista foi no Brasileiro de 2004, por 1 a 0, no Caio Martins, com um gol de Alexandre no último minuto.

Será a primeira de duas partidas seguidas que a Ponte Preta fará no Rio. No outro sábado, terá pela frente o Vasco. O técnico Gilson Kleina projeta quatro pontos na excursão carioca. Uma vitória sobre o Botafogo, aliás, significará atingir a primeira minimeta elaborada pela comissão técnica. As contas para as seis rodadas iniciais incluíam nove pontos.

O Premiere exibe o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.


header as escalações 2
Botafogo: Oswaldo de Oliveira convive com lesões, saída de jogadores e a administração de muitas opções para o meio-campo. A novidade deve ser a volta de Loco Abreu ao time titular, depois de o atacante ter pedido para não enfrentar o Internacional por se considerar sem foco para o jogo. Com isso, a formação será a seguinte: Jefferson, Lennon, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vítor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel; Loco Abreu.

Ponte Preta: a novidade do time é a escalação de Nikão como titular. Ele ocupará o lugar de Caio, machucado, no meio-campo. O time foi confirmado pelo técnico Gilson Kleina com Edson Bastos, Cicinho, Tiago Alves, Ferron e João Paulo; Baraka, João Paulo Silva, Lucas e Nikão; André Luis e Roger. Outras novidades estarão no banco de reservas. Com a situação regularizada junto à CBF, os atacantes Luan e Rildo ficarão à disposição pela primeira vez.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: os desfalques continuam sendo uma tônica no Botafogo. Mesmo sem ter sua negociação selada para um clube dos Emirados Árabes, Herrera está fora. Oswaldo ainda não contará com o volante Marcelo Mattos, com uma lesão no púbis, e Lucas, suspenso.

Ponte Preta: além de Wescley, Marcinho, Bruno Nunes e Tony, o técnico Gilson Kleina ainda perdeu Caio, machucado. Renê Júnior, por sua vez, cumpre suspensão por três cartões amarelos, enquanto Somália não pode atuar devido a uma cláusula contratual.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Fábio Ferreira e Jadson.
Ponte Preta: Caio.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Evandro Rogério Roman (Fifa/PR) apita o jogo, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e José Carlos Dias Passos (PR). Evandro Roman trabalhou em duas partidas no atual Brasileiro (Bahia 0 x 0 Santos, pela primeira rodada, e Grêmio 2 x 0 Corinthians, pela quarta rodada). No total, aplicou quatro cartões amarelos (dois de média), nenhum vermelho e marcou 51 faltas (média de 25,5) e nenhum pênalti em um campeonato que registra média de 4,6 amarelos, 0,25 vermelhos e 37,6 faltas.


header fique de olho 2
Botafogo:
de volta ao time, Loco Abreu tem a chance de mostrar que ainda pode ser útil no esquema utilizado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, mesmo sem ser o jogador de mobilidade que o comandante considera ideal para a sua forma de jogar.

Ponte Preta: elogiado por Gilson Kleina desde o início do Brasileirão, Nikão ganha a primeira a chance entre os titulares. Depois de entrar durante as partidas como um segundo atacante, ele terá a missão de armar as jogadas na função de Caio. Chute forte e precisão na bola parada são os pontos fortes do meia.


header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "A Ponte Preta perdeu o primeiro jogo no último minuto, mas depois fez partidas muito boas. É um time que está se organizando do Campeonato Paulista para cá, com um grupo qualificado e que respeitamos muito. Precisaremos nos esforçar para vencer."

Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta: "Nosso time precisa de uma sequência positiva de resultados. Sabemos que vamos encontrar um adversário de muita qualidade técnica. Será um jogo muito difícil, mas temos que acreditar no trabalho que estamos fazendo. Respeitar, sim, mas sem temer. Temos que ir lá e tentar fazer o nosso jogo."
header números e curiosidades
* A média de gols do confronto entre Botafogo e Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro é de 2,4 por partida. Em 14 jogos realizados foram marcados 34 gols e apenas um empate sem gols foi registrado, no Maracanã, em 1986.

* A Ponte Preta foi bem nas partidas disputadas fora de casa na Série B de 2011, obtendo seis vitórias, sete empates e seis derrotas, com 26 gols marcados e 25 sofridos. A equipe só pontuou menos fora de casa na competição do que a Portuguesa, que somou 38 pontos. Neste ano, foram duas partidas como visitante, com dois empates (1 a 1 com Atlético-GO e 0 a 0 com Figueirense).

* Ao todo, o Botafogo já disputou 159 partidas no Engenhão, com 90 vitórias, 42 empates e 27 derrotas, marcou 317 gols e sofreu 176. Vale destacar que o time somente não marcou gols em 17 partidas no estádio. Loco Abreu (41 gols) e Herrera (36) são os principais goleadores do Botafogo no Engenhão.


header último confronto v2
Botafogo e Ponte Preta não se enfrentam desde o dia 28 de outubro de 2006. Na ocasião, vitória carioca por 2 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli. O zagueiro Rafael Marques abriu o marcador, e Preto empatou para o time da casa. No entanto, Reinaldo fechou o placar ainda aos 37 minutos do primeiro tempo.