Total de visualizações de página

Defesa do Botafogo tem a sua pior marca na história dos pontos corridos

Time já sofreu 13 gols no Campeonato Brasileiro, é o mais vazado da competição e voltará a ter linha defensiva titular completa contra o Bahia

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

nikão BOTAFOGO X PONTE PRETA (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado) 
Jogadores da Ponte Preta comemora gol
enquanto Jefferson lamenta (Foto:
Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado)
 
A desistência do Botafogo de contratar o zagueiro brasileiro naturalizado japonês Marcos Túlio Tanaka não significa que os dirigentes tenham deixado de lado a preocupação em reforçar a defesa. Os números deste começo de Campeonato Brasileiro mostram a necessidade de uma atenção maior com o setor e o técnico Oswaldo de Oliveira e o goleiro Jefferson já falaram que o time não pode mais sofrer gols da forma que vem acontecendo.

O Botafogo tem a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 13 gols, ao lado do Náutico. Na comparação com os anos anteriores, a preocupação deve aumentar. Desde o início do sistema de pontos corridos, em 2003, o time nunca sofreu tantos gols nos seis primeiros jogos. A pior marca antes do desempenho deste ano havia acontecido em 2010, com nove gols sofridos.

Gols sofridos até a 6ªrodada do Brasileiro
2012 13 2007 7
2011 5 2006 8
2010 9 2005 7
2009 6 2004 7
2008 8 2003 Não participou

Desde o dia 18 de abril, quando empatou em 0 a 0 com o Guarani, no Engenhão, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Botafogo sofreu gols em todos os jogos. Já são 12 em sequência sem evitar que o adversário balance a rede. Na temporada, em apenas seis dos 32 jogos disputados, o time saiu de campo sem ser vazado.

No próximo jogo, dia 7 de julho, contra o Bahia, no Engenhão, o Botafogo voltará a ter sua defesa titular completa, formada por Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo. Isso não acontece desde o dia 6 de maio, quando o time acabou goleado por 4 a 1 pelo Fluminense, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Na época, perdeu a invencibilidade de 23 jogos.

Antônio Carlos voltou ao time no último jogo, contra a Ponte Preta, de pois de um mês e meio em recuperação de um edema ósseo no joelho direito. Na derrota de domingo, o Botafogo não contou com o lateral-direito Lucas, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No Brasileiro, já atuaram na linha defensiva, além dos cinco titulares, os goleiros Renan e Milton Raphael, o lateral Lennon e os zagueiro Brinner e Dória.