Total de visualizações de página

Selecionado no Pnera, jovem goleiro realiza sonho de conhecer Jefferson

Gustavo Bastos, de 16 anos, faz primeiro treino no Botafogo. Camisa 1 elogia determinação e promete auxílio ao jogador

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro

O dia 26 de junho de 2012 jamais sairá da cabeça de Gustavo da Silva Bastos, de 16 anos. Na terça-feira, o candidato a goleiro que chegou ao Botafogo depois de ser selecionado no Pnera.com fez o primeiro treino e conheceu o ídolo Jefferson. Nascido em Macapá, ele encarou uma longa viagem até o Rio de Janeiro, que teve parada em Belém.

- Resolvi mandar o vídeo e aproveitei a final do campeonato local para gravar. Eu gostava de ser atacante, mas uma vez tinha uma viagem que o time da escola ia fazer e só tinha vaga para um goleiro. Como eu queria ir, aceitei. Acabei gostando - disse o jovem, que defendia o time de futsal do Meta Oratório.

Gustavo e Jefferson no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com) 
 
Jefferson com o jovem Gustavo no treino do Bota (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
Depois de treinar de manhã no Caio Martins, Gustavo foi acompanhar a atividade dos profissionais no Engenhão. Os titulares nem foram para o campo. Mas goleiros não são "normais", e quem mais importava, Jefferson, estava lá. Após o treinamento, o esperado encontro com o ídolo aconteceu.

Gustavo pouco conseguiu falar. Apenas sorria a abraçava o novo amigo. Jefferson prometeu dar chuteira e luvas, que ele não usava no futsal. Além disso, disse que vai acompanhar uma atividade dele no Caio Martins, perto de onde mora. O goleiro deu conselhos ao pupilo.

- Futsal dá uma base boa de posicionamento. Boa sorte para ele. Só de ele ter saído do Macapá e ter chegado no Rio mostra que determinação ele já tem. Tive amigos que perderam oportunidades porque não tiveram esta força de vontade. Eu saí de casa com 14 anos. Ele está no caminho certo, tem que fazer valer a pena. Tem que ser profissional e não largar os estudos - disse o camisa 1 do Bota.

Flavio Tenius, Gustavo e Jefferson no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com) 
Gustavo conversa com Jefferson e Flavio Tênius
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
 
O preparador de goleiros do Bota, Flavio Tênius, também conversou com Gustavo.

- Boa sorte, continue a treinar a se dedicar. Espero que você esteja aqui conosco em breve.
O jovem comentou sobre a fama de que todo goleiro precisa ser um pouco maluco.

- Acho que precisa sim. Tem que ser ousado, confiante e ir nas bolas mesmo sabendo que tem a chance de se machucar.

Além de Gustavo, assistiram ao treino outros jovens selecionados no Pnera: Mateus Saraiva, Yuri Silva e Matheus Cavalcante.