Total de visualizações de página

CBF divulga novas orientações para gandulas no Brasileirão 2012

Medida tenta evitar polêmicas como as que ocorreram nos estaduais

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Para evitar que alguns clubes sejam beneficiados pelo comportamento dos gandulas, a CBF divulgou uma série de orientações técnicas que já estão em vigor. As medidas pedem tratamento igual para os dois times que estiverem disputando a partida e serão fiscalizadas no Campeonato Brasileiro de 2012. A arbitragem já foi instruída a monitorar o trabalho dos gandulas.

- Criamos um protocolo em que o gandula terá que colocar a bola no chão, próximo à linha lateral ou de fundo, por onde o jogo vai ser reiniciado. E quando o jogador já estiver esperando, o gandula vai rolar a bola para o atleta - explica o coordenador de instrução de gandulas do Rio de Janeiro, o ex-árbitro Manoel Serapião Filho.

fernanda maia gândula engenhão botafogo e vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
A gandula Fernanda observa o jogo após ter 'ajudado'
no gol (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
- Eu tenho certeza absoluta que, havendo o controle e fiscalização, esse problema não vai ser usual. E aquele que tentar se insurgir contras essas determinações será retirado. Haverá um controle do seu CPF e da sua identidade. Lembrando até que, em alguns casos, pode haver alguma implicação penal - ressaltou o ouvidor da arbitragem do Rio de janeiro, Aristeu Tavares.

A medida visa a evitar discussões a respeito da reposição de bola, como a que envolveu a gandula Fernanda Maia no lance que originou e o primeiro gol do Botafogo na partida contra o Vasco, na final da Taça Rio de 2012.

Outro caso de repercussão foi a atitude de gandulas no Beira-Rio, que colocavam a bola na marca de escanteio, permitindo uma cobrança mais rápida por parte dos jogadores do Internacional.