Especialistas apontam atributos de super-herói e empreendedorismo como motivos para 30,5% dos atletas do Brasileirão citarem R9 como exemplo
Nasceu em uma família de origem humilde. Começou a jogar futebol, mostrou talento e virou a esperança dos pais, que desejavam uma mudança de vida. Foi atuar fora do país, superou lesões, conquistou títulos com a Seleção Brasileira, se tornou o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo e foi eleito três vezes o melhor jogador do planeta. Venceu. Essa trajetória é o sonho de diversos atletas brasileiros. Mas tem apenas um dono: Ronaldo.
Diante de uma história com tantos capítulos de sucesso, não é surpresa que, mesmo após a aposentadoria, o Fenômeno continue como referência dentro e fora de campo. É exatamente isso que revela a pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista “Monet” com mais de 300 atletas que disputam o Brasileirão das séries A e B. Um percentual de 30,5% deles apontou Ronaldo como seu maior ídolo. Zico ficou em segundo, com 7,5% dos votos, e Ronaldinho Gaúcho em terceiro, com 3,9%.
A reverência satisfez o craque da Copa de 2002. Ele deixou seu agradecimento aos atletas pela lembrança.
- Estou muito feliz e honrado com o resultado da pesquisa. Gostaria de agradecer aos jogadores pelo carinho e pelo voto de confiança.
Na preferência dos jogadores, Ronaldo não deu espaço nem mesmo para o Rei. Pelé foi lembrado na oitava posição, com somente 2,1% dos votos. Já Messi, eleito três vezes melhor do mundo, terminou na décima colocação, com 1,8%. O curioso é que quando questionados sobre quem consideravam o melhor jogador da história, os atletas nem mesmo citaram Ronaldo, dando o primeiro lugar a Pelé (76,9%), seguido de Messi (18,6%) e Maradona (2,1%).
Ronaldo é o artilheiro das Copas do
Mundo (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
Mundo (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
Mas se não é o talento em campo que faz Ronaldo passar Pelé na idolatria, o que seria? Segundo a professora de Jornalismo Esportivo Patricia Rangel, que escreveu o artigo "Neymarmania: Cultura e mitificação na sociedade midiatizada", o ex-jogador tem características de super-herói para os atletas de hoje em dia.
- Ronaldo passou por várias provações: lesões sérias, problemas em relacionamentos. Tudo isso deu a ele atributos de um herói imortal. É quase uma simbologia de guerra, lutando o tempo todo para vencer. Quando a gente enxerga um herói, não vê coisas ruins nele. Por isso, nada o abala. A imagem dele é imaculada. Virou um mito - disse Rangel.
Declarações dos próprios jogadores confirmam a tese da professora. Para Fred, atacante do Fluminense que esteve com Ronaldo na Copa do Mundo de 2006, o ex-jogador é uma referência de superação.
Quem fez parte da pesquisa | Quem não fezparte da pesquisa | |
---|---|---|
América-RN, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Barueri, Boa Esporte, Botafogo, Bragatino, Ceará, Corinthians, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Goiás, Guarani, Guaratinguetá, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo e Sport | ABC, América-MG, Avaí, Bahia, CRB, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Ipatinga, Palmeiras, Vasco e Vitória. Até o fechamento desta matéria, não estavam cumputados os votos de ASA, Coritiba, Joinville e Paraná, os últimos a chegar |
- Ele merece ser chamado de Fenômeno. Além do jogador completo que sempre foi, é um cara muito carismático. A força de vontade para continuar jogando futebol, mesmo após lesões sérias, é um exemplo para todo mundo - disse o capitão tricolor.
Leandro Damião reforça as palavras de Fred. Jovem atacante de 22 anos, o atleta do Internacional e da Seleção Brasileira vê em Ronaldo uma inspiração dentro e fora de campo. É a 9ine, a empresa do Fenômeno, que cuida da imagem do colorado.
- Ronaldo é um ídolo para mim, sem dúvida. Não poderia dizer que não é. Ele fez gols por grandes equipes, sempre sob pressão. Era impressionante. Além disso, é uma pessoa muito boa. Não tenho uma relação de amizade com ele, mas, sempre que nos encontramos, conversamos sobre futebol e outras coisas. Todo mundo que começa a jogar quer ser como ele. Eu mesmo me inspirei nele - lembrou.
Lado financeiro influencia, diz especialista
Ronaldo é membro do Comitê Organizador da
Copa de 2014 (Foto: Mowa Press)
Copa de 2014 (Foto: Mowa Press)
Especialista em marketing esportivo, Amir Somoggi enxerga o lado empreendedor de Ronaldo como um dos principais fatores da admiração dos jogadores. Para o diretor da empresa de auditoria e consultoria BDO, o lado financeiro do atleta é visto como meta.
- Os jogadores vêem nele um cara muito bem-sucedido. Isso é importante para eles. Ronaldo faturou alto, mesmo quando estava machucado, e ainda teve um dos primeiros contratos vitalícios com uma empresa, enfim, trabalhou bem a marca. Outro fator vital para ser um ídolo eterno no futebol é ter uma trajetória de sucesso e liderança na Seleção. Ganhar uma Copa do Mundo. E isso ele fez com louvor - afirmou Somoggi.
Hoje, aos 35 anos, Ronaldo está longe dos campos, mas não do futebol. Aposentado há um ano e três meses, se tornou sócio de uma empresa de marketing esportivo. A agência 9ine faz a gestão da carreira de jogadores como Damião, Neymar e Lucas. O ex-jogador também é membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa de 2014.