Total de visualizações de página

Armandão: Herrera é o craque da rodada#1 com 45 minutos em campo

Atacante substitui Loco Abreu e marca três vezes na vitória do Botafogo sobre o São Paulo. Leandro Damião decide para o Inter contra o Coritiba

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 

Mais um Campeonato Brasileiro teve início neste fim de semana e com ele começou a quarta edição do Troféu Armando Nogueira. O prêmio tem o objetivo de apontar os melhores jogadores da competição com base nas avaliações feitas por comentaristas do SporTV e por jornalistas do GLOBOESPORTE.COM jogo a jogo. O atual vencedor da disputa é o craque Neymar, com média de 6,98. Nesta primeira rodada, o jogador que obteve a maior nota foi o atacante Herrera, do Botafogo, que brilhou intensamente no Engenhão.

O argentino herdou a vaga de Loco Abreu no intervalo, quando o Alvinegro perdia por 1 a 0 para o São Paulo, e foi fundamental para a bela estreia do Glorioso. Com a garra habitual e a pontaria em dia, ele balançou a rede três vezes e decretou o triunfo do clube carioca por 4 a 2 sobre o Tricolor paulista. Assim, Herrera faturou a nota 9 e o prêmio de craque da rodada de abertura, também chamado de Armandinho.

Quem foi muito bem no ano passado e já dá mostras de que neste ano não será muito diferente é Leandro Damião. O atacante do Internacional fez um gol e deu uma assistência na vitória colorada sobre o Coritiba. Outro destaque da primeira rodada foi o goleiro Roberto. Inspirado, o arqueiro garantiu um ponto ao Atlético-GO diante do Cruzeiro, em Minas.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.

Seleção Rodada 1 (Foto: Globoesporte.com)


GOLEIRO

A responsabilidade de substituir o ídolo Márcio não pesou para Roberto. Com cinco defesas de alto grau de dificuldade, o goleiro se transformou em peça-chave para garantir o empate por 0 a 0 ao Atlético-GO contra o Cruzeiro, em confronto realizado em Uberlândia. A mais brilhante das intervenções de Roberto aconteceu aos 17 do segundo tempo, após uma cabeçada de Wellington Paulista no contrapé. Com agilidade e elasticidade, ele foi buscar e com isso faturou a nota 8,5. Paulo Victor, do Flamengo, também fez cinco defesas difíceis no empate por 1 a 1 com o Sport e ganhou a mesma avaliação. No entanto, o fato de ter levado um gol pesou para que não fosse eleito o melhor da posição na rodada em comparação a Roberto, que não foi vazado. Jefferson foi decisivo para a vitória do Botafogo e também merece o registro, principalmente por uma defesa à queima-roupa, após cabeçada de Luís Fabiano. 

LATERAL-DIREITO


Curiosamente, o lateral-direito da rodada é um volante e conquistou a nota 7. Fabinho foi improvisado pelo técnico Paulo Roberto Falcão e deu conta do recado no empate sem gols entre o seu Bahia contra o Santos. Com clara prioridade à marcação, o jogador se adaptou bem à nova posição e conseguiu brecar grande parte das investidas do Peixe pela esquerda, com Léo e Gerson Magrão. Além disso, Fabinho ainda foi visto no ataque e por pouco não surpreendeu Aranha no segundo tempo, em um cruzamento venenoso. Carlos César (Atlético-MG), Allan (Vasco) e Luís Ricardo (Portuguesa) são os demais laterais-direito que tiveram algum destaque.

ZAGUEIROS


A zaga da rodada tem pinta de dupla sertaneja. Léo, do Cruzeiro, cujo o nome é Leonardo, sobressaiu no empate do Cruzeiro diante do Atlético-GO. Seguro, ele se desdobrou para evitar os chutes de média distância de jogadores como Bida e Elias, que tem potencial quando o assunto é arremate de fora. Leandro Euzébio comandou a equipe reserva do Fluminense no triunfo sobre os também suplentes do Corinthians (1 a 0), no Pacaembu. Além disso, o até outrora titular do time tricolor foi o autor do gol da vitória, numa bela cabeçada, sem chances para Cássio. Os xerifes da rodada obtiveram a nota 7. Rafael Donato (Bahia), Bruno Rodrigo (Santos) e Rodrigo Moledo (Internacional) tiveram boas atuações e mantiveram suas defesas invictas na estreia.

LATERAL-ESQUERDO


A vitória do Atlético-MG sobre a Ponte Preta foi conquistada na raça. E o símbolo deste triunfo foi Richarlyson. Com muita disposição e o pé esquerdo calibrado, ele se tornou um tormento constante ao goleiro  Lauro. O agora lateral-esquerdo também demonstrou valentia depois de abrir o supercílio e voltar a campo com a cabeça enfaixada. Boa parte das melhores jogadas do Galo surgiu de seus pés. Apesar de não ter participado diretamente do gol de Escudero, o triunfo conquistado no fim só fez premiar todo o esforço de Richarlyson na partida. Por tudo isso, ele garantiu a excelente nota 7,5. Bruno Cortez (São Paulo), Pará (Grêmio) e Léo (Santos) jogaram muito bem na rodada.

VOLANTE


Maestro do time do Botafogo, Renato teve mais uma atuação que mantém seu alto padrão de qualidade e faturou a nota 7. Com boa saída de bola e preenchendo espaços na marcação, ele ditou o ritmo alvinegro, principalmente no segundo tempo, na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo. A vitória tem também um sabor especial para Renato por conta da aposta que havia feito com o ex-companheiro Luís Fabiano, com quem atuou ao lado pelo Sevilla (ESP). Quem perdesse a partida teria que lavar o uniforme do outro. Resta saber se o atacante são-paulino vai cumprir o combinado. Fernando (Grêmio), Jadson (Botafogo) e Romulo (Vasco) são outros volantes que desempenharam um bom futebol.

MEIAS


Com 7,5 de avaliação, Juninho Pernambucano e Luan foram apontados como os melhores apoiadores da rodada. O Reizinho entrou no intervalo e mudou a cara do Vasco no triunfo por 2 a 1 sobre o Grêmio. Foi dele o cruzamento primoroso que resultou no gol de cabeça de Alecsandro. Depois de amargar um período no estaleiro, Luan volta a ganhar espaço no Palmeiras. Homem de confiança de Felipão, o meia abriu o marcador contra a Portuguesa no empate por 1 a 1 com sua marca registrada: uma bomba de fora da área. Fernandes, do Figueira, merece menção honrosa por ter sido decisivo no êxito de sua equipe contra o Náutico. Bida (Atlético-GO), Vítor Júnior (Botafogo) e Jadson (São Paulo) são os demais destaques da armação de jogadas nesta primeira rodada.

ATACANTES


O craque da rodada de abertura do Brasileirão surgiu do improvável. Herrera saiu do banco de reserva com missão de substituir o ídolo Loco Abreu num momento em que o Botafogo perdia por 1 a 0 para o São Paulo. Com quatro minutos em campo, o argentino igualou o marcador numa bela cabeçada. Mais tarde, quando o Tricolor Paulista havia recuperado a vantagem, Herrera voltou a deixar tudo igual, desta vez de pênalti. Para completar a jornada de inspiração, o atacante aproveitou falha da defesa são-paulina e fuzilou o goleiro Denis para anotar o seu terceiro gol, quatro do Bota na vitória por 4 a 2. Pelo conjunto da obra, Herrera obteve a nota 9. Pelo Internacional, Leandro Damião parece trilhar novamete o caminho da boa fase. 
 
No Beira-Rio, o camisa 9 abriu o marcador na vitória colorada por 2 a 0 sobre o Coxa numa linda jogada individual. Além de dar a meia-lua em Gil, disparou um chute forte, inalcançável para Vanderlei. No gol de Dagoberto, Damião foi decisivo ao dar a assistência. 
 
Apesar do revés do São Paulo no Engenhão, Luís Fabiano (que ganhou a nota 8) tem de ser exaltado pela exibição que teve. Como de costume, ele deixou a sua marca ao cabecear sem perdão diante do goleiro Jefferson, da Seleção Brasileira, que pouco antes havia operado um milagre em outra finalização do Fabuloso.