Total de visualizações de página

Momento político interno agita semana do Botafogo

Presidente Mauricio Assumpção rebate críticas de presidente do Conselho Fiscal do Alvinegro, após saída de vice de futebol

 


 
Assumpção e Mantuano estão em lados opostos em General Severiano (Fotos: Satiro Sodré/AGIF e Divulgação)
 
LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)
 
O momento interno atual da política do Botafogo não parece ser dos mais amigáveis. A polêmica da vez ficou por conta de declarações do presidente Mauricio Assumpção e do presidente do Conselho Fiscal Antônio Carlos Mantuano. Aliados há alguns anos, ambos agora tem opiniões diferentes sobre questões internas do clube.

A polêmica começou na segunda-feira, quando se tornou público o fato de que André Silva deixaria o cargo de vice de futebol. Em entrevista à Rádio Tupi, Mantuano atacou a diretoria alvinegra, dizendo que André era o menos culpado pelas perdas de títulos desde o ano passado, incluindo o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil.

Nesta terça-feira, Mauricio acusou Mantuano de estar usando o Conselho como plataforma política. Ambos chegaram a ser aliados em 2008, quando Mauricio foi eleito presidente pela primeira vez. Mantuano era seu vice geral. Agora, porém, o presidente acredita que Mantuano não está seguindo as funções que seu cargo lhe exige:

- Mantuano está num projeto político para ser presidente do Botafogo. Quando ele soube que não seria meu vice em meu segundo mandato, começou a fazer campanha política. Está em seu direito, mas hoje é presidente do Conselho Fiscal. Uma de suas atribuições é divulgar um parecer favorável ou não às contas do clube, e nem isso ele conseguiu fazer, porque usa o Conselho como plataforma política.

Mauricio ainda afirmou que os motivos da renúncia de quase metade dos membros do Conselho Fiscal, em abril deste ano, foram por questões políticas.

- Dos nove conselheiros eleitos para montarem o Conselho Fiscal - apoiados por mim, inclusive - quatro já pediram renúncia, dizendo que não aguentam mais o viés político que está dentro do Conselho comandado por este senhor. Ele devia se preocupar mais com o Conselho que preside - atacou Mauricio.

Em entrevista à reportagem do LANCENET!, Antônio Carlos Mantuano rebateu as acusações do presidente alvinegro. Ele negou que estivesse tentando fazer qualquer tipo de pressão política sobre Mauricio, afirmando que as próximas eleições ainda estão distantes:

- Ele deu uma entrevista em que falou sobre minha pessoa, porque falei ontem (segunda-feira) à Rádio Tupi, no meio da saída do André, Primeiro, queria deixar claro que não estou em campanha política. Até porque as eleições são só em 2014. Estou como presidente do Conselho Fiscal.

Mantuano ainda afirmou que tem cumprido sua função como presidente do Conselho e explicou que a aprovação das contas do clube ainda dependem de uma avaliação do Conselho Deliberativo, o que está programado para acontecer apenas em junho.

- O Conselho Fiscal deu seu parecer, sim. Após receber os três balanços em 45 dias, recebemos um de fevereiro, março e abril. Isso foi entregue. O que ocorre é que quem aprova as contas é o Conselho Deliberativo, através de seus membros. Então, cabe aos conselheiros a aprovação ou não disso. A responsabilidade de aprovar será votada e julgada em uma reunião ordinária que haverá em junho. Não poderia dar um parecer sem ter subsídios e recursos para isso - concluiu.