Total de visualizações de página

Oswaldo destaca mudança da torcida e reforça maior investimento de rivais

Técnico crê que comportamento melhorou e lembra que não é possível transferir a cobrança dos craques do passado do Bota para o time de hoje

 

Por André Casado Rio de Janeiro
 
 Quando o Botafogo perdeu sua invencibilidade na temporada e, de quebra, praticamente deu adeus ao título carioca, para o Fluminense, no início do mês, algo mudou definitivamente no comportamento dos torcedores, segundo a percepção do técnico Oswaldo de Oliveira. Ele acredita que o revés trouxe um caminho inverso: a paciência aumentou, após boas atuações anteriores, e os alvinegros passaram a jogar com o time, notando que cobrar a qualidade de outras épocas não é possível. Com o resultado parcial negativo diante do São Paulo, domingo, pela estreia do Brasileirão, já não se ouviu tantas vaias. No fim, vitória e aplausos naturais. 


- Já há alguns jogos eles mudaram o comportamento, ficou melhor. Não adianta mais sonhar com ataques com Zagallo, Quarentinha, Heleno, Garrincha... o Botafogo hoje é outro. Não dá para esquecer isso, sou amante do futebol, mas não se pode transferir para Maicosuel, Elkeson e Herrera o que os jogadores no passado fizeram. Desde a partida contra o Bangu (semi da Taça Rio), jogaram junto e provaram isso nas finais contra o Fluminense. Acho que finalmente chegamos à conclusão de que não existe time vitorioso sem torcida apoiando - apontou Oswaldo.

Torcida Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Elogiada por Oswaldo, torcida assiste ao jogo
contra o Sampa Foto: André Casado / GE.COM)
 
Vale registrar, no entanto, que a eliminação na Copa do Brasil, para o Vitória, no Engenhão, veio atrelada a críticas dos torcedores, que não perdoaram Elkeson e, no fim, nem mesmo o comandante, que chegou a encarar parte da arquibancada do Setor Oeste do estádio. A versão dele é que é uma minoria está sempre pronta para protestar, mas é abafada quando o público geral se manifesta com o apoio.

Estudos recentes sobre as folhas salariais e o valor de cada jogador colocam o Glorioso na 13ª posição entre os clubes da Série A. Atento aos números, Oswaldo também citou o fato, na discussão sobre a torcida, para evitar uma pressão exagerada.

- Há pelo menos 12 equipes com investimento superior ao Botafogo no Campeonato Brasileiro. O parâmetro é outro. São, portanto, qualificadíssimas e que podem chegar ao título. Vejo três como maiores candidatas, mas me reservo a não falar - disse Oswaldo, que havia posto o próprio São Paulo, derrotado por 4 a 2 por seu time, de virada, com três de Herrera.