Total de visualizações de página

Engenhão está próximo de receber reforço de tecnologia e conhecimento

Máquinas de luz embarcam na Europa e agrônomo Artur Melo acompanha troca do gramado da Arena de Amsterdã antes de amistoso da Holanda

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Manter o gramado do Engenhão em boas condições é um desafio constante diante da maratona de jogos que o estádio enfrenta, com quatro clubes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) utilizando o local como palco. Responsável pela administração, o Botafogo procura soluções para manter o campo de acordo com o desejado pelos jogadores para a prática do bom futebol. Por enquanto, tem conseguido, mas sabe que a necessidade de evoluir sempre estará em questão.

Nesta sexta-feira, mais uma boa notícia foi recebida pelos responsáveis pelo Engenhão. As máquinas que produzem luz artificial para os gramados na Europa, compradas com a ajuda da AmBev, embarcaram rumo ao Brasil. A previsão é de que cheguem em até 15 dias, mas ainda levará mais tempo para serem usadas por causa do processo de liberação no porto, que também deve levar cerca de 15 dias.

Agrônomo Artur Melo acompanha troca do gramado da Arena de Amsterdã (Foto: Divulgação) 
 
Agrônomo Artur Melo acompanha a troca do gramado da Arena de Amsterdã (Foto: Divulgação)
 
Além disso, o agrônomo Artur Melo, que cuida do gramado do Engenhão, foi para a Europa há alguns dias acompanhar o funcionamento de alguns estádios com relação ao gramado. Nesta semana, ele viveu a experiência da troca do piso na Arena de Amsterdã, onde será realizado o amistoso entre Holanda e Bulgária, neste sábado.

- Há 17 anos, busco tecnologia na Europa para que possamos usar no Brasil. Faço isso desde que comecei em gramados esportivos. E compartilho com todos os profissionais que trabalham ou não comigo, porque acredito que assim melhoraremos sempre a qualidade de nossos gramados - explicou Artur. - O negócio aqui é especial. Foram três noites de show e uma de drive in, com 300 carros no gramado. São 36h para trocar toda a grama e menos de 24h depois já haverá jogo.

Estádio Amsterdan Arena máquinas gramado (Foto: Divulgação) 
Máquinas de luz artificial trabalham no gramado
da Arena de Amsterdã (Foto: Divulgação)
 
Artur se refere aos três shows do trio holandês Toppers, nos dias 17, 18 e 19, e do maior drive-in da Europa com a exibição de um filme no estádio, no dia 23, com 300 carros dentro do estádio. Depois disso, em apenas 36 horas, o gramado antigo foi retirado, o campo renivelado a laser e replantado, pronto para o jogo no dia seguinte do fim do processo.

A ida do agrônomo, que ainda vai a é mais um passo no acordo técnico de troca de informações com os responsáveis pela administração da Arena de Amsterdã. Há pouco mais de dois meses, eles estiveram no Brasil para observar o andamento das obras dos estádios para a Copa do Mundo de 2014 e entraram em contato com os administradores do Engenhão.