Com 22 milhões de euros que recebeu em 2010, Corinthians é o único clube do Brasil entre os cinco primeiros no ranking
O futebol brasileiro é o terceiro que mais arrecada com patrocínios em camisas no mundo. De acordo com levantamento da Sport+Markt, consultora alemã do mercado esportivo, o lucro total dos clubes do Brasil em 2010 foi de € 104,6 milhões, arrecadação somente menor do que a dos times ingleses (€ 128 mi) e alemães (€ 118 mi).
O Corinthians é o único brasileiro que aparece entre os seis primeiros. Com a arrecadação de € 22 milhões oriundos de patrocínios na camisa no ano passado, o clube paulista divide a quarta colocação com o Bayern de Munique, atrás apenas de Manchester United, Liverpool e Real Madrid, mas na frente do poderoso Chelsea.
O Timão, inclusive, é um dos principais responsáveis por impulsionar o mercado nacional. Há três anos o Brasil não figurava nem entre os oito primeiros no ranking. Com a contratação de Ronaldo, em dezembro de 2008, o clube paulista inovou e teve um impressionante aumento em suas receitas.
Retorno de Ronaldo ao Brasil impulsionou o
mercado (Foto: Ag. Estado)
mercado (Foto: Ag. Estado)
- A contratação do Ronaldo foi importante nesse aspecto. Mas esse aumento não se dá somente pela vinda de grandes jogadores conhecidos internacionalmente, mas, principalmente, pela pulverização de patrocínios que existe dentro da camisa. O Corinthians conseguiu chegar a esse valor com vários patrocínios. Não só o principal, mas também nas barras, mangas e até axilas. É diferente quando comparamos com outros países, onde os clubes só têm um único patrocínio – salientou César Gualdani, da Sport+Markt.
Para o analista, o Corinthians inspirou os demais clubes brasileiros.
- O Corinthians levou Flamengo, São Paulo, Santos - que praticamente dobrou sua receita -, e Palmeiras a terem contratos bem interessantes. Os clubes do Rio Grande do Sul também passaram a arrecadar mais. De um ano para cá, estes valores subiram substancialmente – afirmou Gualdani.
Com uma visão otimista, César Gualdani acredita que a arrecadação dos clubes brasileiros crescerá ainda mais nos próximos anos, principalmente com a proximidade da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.
- O mercado brasileiro já é uma plataforma efetiva para patrocinadores e as previsões são ainda mais positivas. Em breve, estará ainda mais próximo da Premier League (Campeonato Inglês) e da Bundesliga (Campeonato Alemão). Tem ainda a Copa, que trará mais exposição internacional para este mercado. As empresas que atrelarem suas marcas ao futebol vão receber um maior nível de atenção nos próximos anos.
Valor do patrocínio master da camisa do Flamengo deve aumentar com Ronaldinho (Foto: Marcelinho de Jesus / Globoesporte.com)
- Só a cobertura da imprensa que envolveu a negociação do Ronaldinho foi digna de nota, tamanha a visibilidade. Isso demonstra que possivelmente o Flamengo deve conseguir valores muito substanciais.
Ameaça espanhola
Atualmente, a Espanha aparece apenas na sexta colocação no ranking. No entanto, isso deve mudar em 2011. Até o ano passado, por opção própria, o Barcelona não tinha patrocínio na camisa. Pelo contrário. Pegava a Unicef para estampar a marca da entidade em seu uniforme.
Neste ano a situação mudou. Pela primeira vez em seus 111 anos de história, o clube catalão estampa a logomarca de uma empresa em sua camisa. A Qatar Foundation pagará 30 milhões de euros anuais (cerca de R$ 67 milhões).