Total de visualizações de página

29/01/2011 04h25 - Atualizado em 29/01/2011 04h25 De olho no calor, Botafogo enfrenta o Olaria no Engenhão

Alvinegro busca seguir com 100% de aproveitamento na Taça Guanabara, mas prevê partida complicada em casa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Loco Abreu no treino do Botafogo 
Loco Abreu é trunfo do Botafogo contra o Olaria
(Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)

Mesmo com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, o Botafogo ainda busca aprimorar todos os seus setores. No entanto, enfrenta neste início de temporada o desgaste físico como obstáculo para melhorar a qualidade técnica. Sem tempo para respirar, 72 horas depois de seu último compromisso, o Alvinegro recebe o Olaria, neste sábado, no Engenhão, pela quarta rodada da Taça Guanabara. Além do adversário, o grupo de Joel Santana elegeu o calor das 17h (de Brasília) como um importante oponente.

Apesar da diferença das duas equipes em relação à qualidade técnica, o Botafogo encara o Olaria como um adversário de peso. Afinal, o Alvinegro lidera o Grupo B com nove pontos, apenas três à frente do adversário. Assim, uma vitória neste sábado praticamente tira o time da Rua Bariri da concorrência por uma vaga na semifinal. A equipe, entretanto, vem motivada pela vitória por 2 a 0 sobre Cabofriense na última rodada.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O PFC transmite ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. William de Souza Nery apita a partida, auxiliado por Silbert Faria Sisquim e Sérgio Waldman.
header o que esta em jogo
Botafogo: dono da melhor campanha da Taça Guanabara, o Botafogo busca manter o aproveitamento de 100% para garantir antecipadamente a vaga na semifinal. Uma vitória por um bom placar também ajudaria para seguir à frente do Fluminense no saldo de gols na classificação do Grupo B.

Olaria: para seguir sonhando com uma vaga na semifinal, o Olaria precisa vencer o Botafogo e, assim, igualar o adversário com seis pontos. Na última rodada, a equipe se recuperou da derrota por 6 a 2 para o Fluminense com uma vitória por 2 a 0 sobre o Cabofriense.

header as escalações 2
Botafogo: o Botafogo continua sem o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que ainda não teve a situação regularizada. Assim, o volante Somália deve seguir atuando improvisado como ala. O Alvinegro de Joel Santana deve atuar com a seguinte formação: Jefferson, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Bruno, Renato Cajá e Somália; Herrera e Loco Abreu.

Olaria: o técnico Luiz Antônio Ferreira deve escalar a mesma fomação que venceu o Cabofriense na última rodada: Renan, Ivan, Thiago, Rafael e Amarildo; David, Victor, Danilo e Renan Silva; Felipe e Waldir.


Botafogo: em sua terceira partida consecutiva como titular, Bruno vem ganhando a confiança de Joel Santana e mostrando evolução técnica. Mesmo discreto, costuma aparecer com eficiência no ataque.
header fique de olho 2Olaria: autor de um dos gols da vitória do Olaria sobre o Cabofriense, o atacante Felipe chega ao jogo motivado para mostrar serviço diante de um grande adversário.

header o que eles disseram
Joel Santana, técnico do Botafogo: "Este jogo promete ser uma tormenta por causa do calor e da nossa obrigação de vencer. O adversário é de qualidade, apesar da derrota por goleada para o Fluminense."

Thiago, zagueiro do Olaria: "A invencibilidade do Botafogo tem que cair. Se quisermos continuar na briga pela classificação, temos que segurar o melhor ataque e vazarmos uma das melhores defesas do campeonato."

header números e curiosidades
* O Botafogo tem ampla vantagem sobre o Olaria nos 111 jogos da história dos confrontos. O Alvinegro venceu 83 jogos, empatou 18 e perdeu apenas dez. A equipe ainda marcou 264 gols e sofreu 94.

* A última derrota do Botafogo para o Olaria foi no dia 14 de março de 2002, na Rua Bariri. Desde então, foram cinco partidas e cinco vitórias do Alvinegro com apenas um gol sofrido.

* O Botafogo também coleciona um histórico de 28 vitórias por mais de dois gols de diferença, incluindo duas vezes o 7 a 0 (em 1932 e 36),  um 8 a 2 (em 1936) e três vezes o 6 a 0 (1958, 60 e 77). A média de gols do confronto é superior a três gols por partida.

header último confronto v2


Botafogo e Olaria se enfrentaram pela última vez no dia 14 de março de 2010, pela quarta rodada da Taça Rio. O jogo aconteceu no Engenhão, e o Alvinegro venceu por 2 a 0, com gols de Antônio Carlos, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Gabriel, aos quatro minutos do segundo tempo. A partida ficou marcada pela forte chuva que caiu, interrompendo o duelo por alguns minutos por falta de energia elétrica.