Total de visualizações de página

'De outro mundo': ídolo no Uruguai, Arévalo não perde o estilo caipira

Torcedor do Peñarol destaca personalidade tímida e simples do reforço do Botafogo, que foi eleito o melhor volante das Américas pela imprensa celeste

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
Egidio Arevalo facebook Botafogo 
Tímido, Arévalo acena sem nem levantar a cabeça
(Foto: Reprodução do Facebook do jogador)
 
Loco? Não. Basta um uruguaio com essa personalidade no Botafogo. O novo representante da Celeste, que foi apresentado no Alvinegro nesta segunda-feira, gostaria de ser chamado de "El Cacha", apelido de infância, "pequeno gigante" ou simplesmente Egidio Arévalo Ríos. Para o volante de apenas 1,68m, que é tímido e custa a olhar para a câmera quando está sendo entrevistado, não importa. Prefere deixar a grandiosidade por conta da torcida do Peñarol, do Uruguai, clube pelo qual brilhou e foi convocado pela primeira vez para a seleção, em 2006. E os torcedores realmente não poupam elogios. Em uma comunidade na rede social Facebook, mais de 14 mil pessoas assinam embaixo da descrição de "jogador de outro mundo". Exagero? Eles juram que não.

- Ele tem muita garra e coração. Mais do que um jogador habilidoso, é um lutador, que marca muito. É muito querido por toda a torcida do Peñarol porque nunca desiste de uma jogada, sempre vai em todas - disse o estudante Rodrigo Misa, de 21 anos, dono da comunidade e do blog “Notícias Manyas”, dedicado ao Peñarol.

Misa conta ainda que, fora de campo, Arévalo é muito calmo. Uma personalidade tranquila, que foca no trabalho dentro das quatro linhas, sem extravagâncias. Quase um “caipira” uruguaio, segundo o estudante.
- É uma pessoa humilde, trabalhadora. Nasceu em Paysandú, uma cidade do interior do Uruguai. E quem vem de lá tem um calor humano sensacional, se identifica com os torcedores, sem se colocar na posição de ídolo. É como nós - afirmou.

Egidio Arevalo facebook Botafogo 
Comunidade em homenagem a Arévalo conta com
mais de 14 mil pessoas (Foto: Reprodução)
 
Parece que as mais de 14 mil pessoas que estão na comunidade dedicada a Arévalo concordam com Misa. Logo no perfil, muitos elogios se seguem a descrição no topo:

- O que joga o Cacha Arévalo Ríos não tem nome. Marca o tempo todo, corre o tempo todo, passa sempre bem e nunca se cansa. Não saia mais do Peñarol - escreveu o dono da comunidade, quando o jogador voltou ao time em 2010, depois de uma passagem de um ano em 2006.

Volante entrou na seleção das Américas

Não é somente a imprensa uruguaia que elogia Arévalo. O jornalista brasileiro Cauê Dias, do blog La Pelota, do GLOBOESPORTE.COM, acredita que o volante veio para somar ao elenco do Botafogo.

- Ele é melhor do que o Leandro Guerreiro. Marca bem, sai mais para o jogo. É raçudo mesmo. Fez uma temporada muito boa com o Peñarol. O time ganhou tudo, e ele foi importantíssimo para isso. Uma peça central. Tanto que chegou em janeiro, foi convocado para a seleção em abril e conquistou a vaga de titular durante a Copa. O único problema que ele pode ter no Botafogo é relacionado à altura. O Guerreiro fazia uma função de terceiro zagueiro, às vezes. Já o Arévalo, com 1,68m, não vai conseguir isso - explicou Dias.

Arévalo na Copa do Mundo

7 partidas
64% de aproveitamento nos passes
7 chutes de fora da área
6 faltas
1 cartão amarelo
 
Como o jornalista disse, a fase de Arévalo é realmente muito boa. O volante de 29 anos - nasceu em 1º de janeiro - colhe os frutos de uma temporada de sucesso. Apesar de ter ficado em campo apenas por 44 minutos durante as eliminatórias da Copa do Mundo, quando chegou à África do Sul não saiu mais do time. Foi o único jogador que disputou todas as partidas da campanha histórica do Uruguai na competição, terminando em quarto lugar. Chegou até mesmo a ser comparado com Obdúlio Varela, capitão da seleção campeã de 1950, pelo técnico Oscar Tábarez e elogiado por Loco Abreu, após período de desconfiança.

 - Não acreditava que Arévalo pudesse seguir como titular, mas, quando a Copa começou e ele jogou daquele jeito, calou a minha boca. Até falei isso com ele. Ele não é só raça e marcação. Também sabe jogar com qualidade. A personalidade dele é diferente da minha, mas, conhecendo nosso grupo, sei que ele rapidamente vai se enturmar - disse Loco, em entrevista coletiva na última semana.

O desempenho de Arévalo no Mundial também rendeu uma posição na seleção ideal das Américas, eleição feita por jornalistas esportivos do continente e organizada pelo jornal uruguaio “El País” em dezembro de 2010. Ao seu lado, Arévalo teve Darío Conca (Fluminense), D’Alessandro (Internacional) e Neymar (Santos).