Total de visualizações de página

América-RJ responde à Ferj e diz que cumpriu todas as determinações

Clube, que foi punido com veto de partidas no seu estádio com os quatro grandes do Rio, só admite problemas na transmissão do jogo contra o Fla

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Punido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com o veto de jogos no estádio Giulite Coutinho que envolvam os quatro grandes clubes cariocas devido a vários problemas observados dentro e fora do campo na partida contra o Flamengo, no sábado, o América-RJ divulgou na noite deste domingo um comunicado oficial em resposta à entidade.  Na nota assinada pelo diretor geral do seu estádio, José Cláudio Lazzaroto, o América-RJ afirma que todas as determinações da Ferj foram cumpridas.
O clube só admite que houve problemas na transmissão do jogo vencido pelo time rubro-negro por 3 a 1, sem especificar quais. No entanto, o clube garante que "já está providenciando os reparos nos detalhes que causaram pequenos transtornos durante as transmissões e lamenta os problemas causados".

Confira abaixo a nota divulgada pelo clube rubro:

"COMUNICADO OFICIAL: AMERICA FOOTBALL CLUB
O America Football Club vem por meio deste comunicado esclarecer e lamentar os incidentes ocorridos no entorno do Estádio Giulite Coutinho no jogo entre o clube e o Clube de Regatas do Flamengo no sábado, válido pela segunda rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca.

"Em relação à nota oficial emitida pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro neste domingo, dia 22 de janeiro de 2011, relatando os problemas ocorridos, o America esclarece que:
"Sobre o descumprimento das disposições do REC e RGC:
“O America Football Club respeitou e cumpriu, bem como divulgou com antecedência, tudo o que foi acordado na Reunião de Segurança e Plano de Operação de Eventos, conforme prevê o Estatuto do Torcedor.
"Sobre as dependências disponibilizadas para a equipe visitante:
“O America Football Club cedeu duas cabines de rádio, com acesso independente, na área de imprensa, sendo estas cabines dotadas de cadeiras acolchoadas, ventiladores e boa visão do campo, com instalações sanitárias naquela área privativa. Além disso, disponibilizou 20 ingressos para a Diretoria visitante e 20 vagas de estacionamento gratuitas. Já a equipe de jogadores, utilizou-se de vestiário amplo, arejado, dispondo inclusive de espaço com grama sintética para o aquecimento que antecede a partida, e ótimas instalações sanitárias o que não se observa em quase nenhum outro campo liberado para realização de jogos do Campeonato Estadual.
"Sobre as dependências disponibilizadas para os árbitros:
“O America Football Club disponibiliza um vestiário amplo; de fácil acesso; com instalações sanitárias em excelentes condições; dotado de chuveiro com água quente; filtro com água natural e gelada para o conforto e preparo dos árbitros antes, durante e depois da partida, além de frutas e sanduíches. O America Football Club reitera que nunca antes houve problemas registrados em relação às dependências destinadas ao trio de arbitragem, ao contrário, são sempre muito elogiadas, o que não se observa em quase nenhum outro campo liberado para realização de jogos do Campeonato Estadual.
"Sobre as dependências destinadas à torcida visitante:
“O America Football Club disponibilizou três das quatro arquibancadas do Estádio Giulite Coutinho para a utilização da torcida visitante. Todas as arquibancadas estavam liberadas para uso segundo vistoria do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar. Cada setor de arquibancada era dotado de banheiros e bares funcionando normalmente, com água e material de higiene para os torcedores visitantes. Os ambulantes também estavam de acordo com as normas previstas no Estatuto do Torcedor e vendiam refrigerantes, água e comidas para os torcedores, com material descartável e recolhimento imediato das latinhas de embalagem. Cabe ressaltar que NADA foi jogado no gramado, por nenhuma das torcidas, o que evidencia a boa organização necessária ao desenvolvimento da partida.

"Sobre as dependências destinadas aos profissionais de imprensa:
“O America Football Club já está providenciando os reparos nos detalhes que causaram pequenos transtornos durante as transmissões e lamenta os problemas causados. Mas o clube registra que destinou cabines individualizadas, com bancadas, cadeiras e um banheiro exclusivo para utilização dos jornalistas, como sempre o fez desde a inauguração do Estádio.

"Sobre as dependências destinadas para a equipe de trabalho da Federação:
“O America Football Club disponibilizou para a Federação uma sala localizada à beira do gramado, com ar-condicionado, telefone, filtro com água natural e gelada, sofá e poltronas confortáveis, acesso à internet e impressora, ambos funcionando perfeitamente, além de um banheiro privativo.

"Sobre a falta de pessoal e equipamentos no posto médico:
“O America Football Club teve o espaço destinado para posto médico vistoriado pela Federação antes do início da partida, e aprovado pela mesma, assim como pelo Corpo de Bombeiro. O clube também registra que todos os atendimentos durante a partida foram feitos a contento do público presente e realizados pelo Corpo de Bombeiros com equipamento e medicamentos trazidos pelos paramédicos da brigada. O America Football Club cedeu sua sala do Departamento Médico com duas macas, mesa de exame, mesa para atendimento, ar-condicionado e banheiro próprio. Inclusive o local foi utilizado pela CBF para a realização dos exames antidoping após a partida.

"Sobre o despreparo do América Futebol Clube apresentado na prevenção, preparativos, desenvolvimento e coordenação da logística necessária ao evento:
“O America Football Club registra que foram seguidas todas as normas previstas no Estatuto do Torcedor. Além disso, o clube reitera que a condução e organização dos torcedores no entorno do estádio cabe aos policiais militares do GEPE. A logística dentro do Estádio Giulite Coutinho funcionou a contento, tanto que não houve incidentes no interior do estádio, com bares e banheiros funcionando em boas condições. O clube reitera que coibiu a venda de latas no interior do estádio para garantir a integridade dos torcedores, árbitros e jogadores, e assim impediu que objetos fossem atirados no gramado. Por sua conta, o America Football Club contratou uma equipe de segurança interna, composta de 20 pessoas, para ajudar na organização no interior do estádio. As bilheterias e roletas estavam funcionando com pessoal habilitado e realizaram vendas de ingressos até momentos antes da partida, todas elas fiscalizadas por um funcionário do America, um da equipe visitante e um da Federação. Tanto que não houve registro de falsificação de ingressos.

"Sobre a inobservância do América Futebol Clube referente às suas obrigações que instalou a desordem quanto aos acessos ao estádio, ocasionou tumultos e aumento dos riscos ao torcedor:
“O America Football Club registra que tudo o que era de responsabilidade do clube funcionou a contento. A organização externa cabe a Polícia Militar, que deve proporcionar segurança e conforto aos torcedores. Um funcionário e o diretor geral do estádio pediram ao tenente Bianchi que mandasse um efetivo para organizar a fila na entrada das roletas do estádio, mas o pedido não foi aceito. O clube também reitera que a decisão do fechamento do portão de entrada, bem como das catracas de acesso ao estádio, foi uma determinação do tenente Bianchi, do GEPE.”
Sendo assim, o America Football Club lamenta profundamente os incidentes ocorridos no entorno do Estádio Giulite Coutinho, até porque no interior do estádio o que se viu foi uma bela festa das torcidas, sem o registro de um único incidente entre os torcedores, inclusive com o convite formal do Presidente Ulisses Salgado para a Presidenta Patrícia Amorim assistirem juntos a partida, numa demonstração de civilidade e cortesia, como reza a tradição americana.

"Dr. José Cláudio Lazzaroto
Diretor Geral do Estádio Giulite Coutinho
"