Clube traça estratégias on-line para ajudar a renovação da base de sua torcida. Programa de TV será lançado em breve
Daniel Leal, Hugo Perruso e Leo Burlá
No Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro
A internet é vista como uma poderosa arma pela diretoria alvinegra para atrair novos torcedores. No ano passado, o clube ampliou suas ações on-line com a reformulação do seu site oficial e a intensificação do uso do Twitter. Atualmente, o Botafogo já possui um núcleo dedicado exclusivamente ao monitoramento de redes sociais.
No site, o clube passou a dar notícias em primeira mão e a divulgar imagens de bastidores do elenco. Há também coberturas em vídeo ao vivo de alguns eventos. O Twitter interage com os torcedores e repassa outras informações. Os números ainda são modestos – o perfil oficial do Glorioso possui quase 28 mil seguidores –, mas deixa a diretoria animada para o futuro.
– Estamos dando muita atenção para esse ponto agora, porque tem muito a ver com o público jovem, que é quem queremos atingir. Hoje, a internet é poderosa para isso – afirmou o presidente Maurício Assumpção.
Com a palavra: Laura Masi, diretora de Marketing do Milan |
'Só a internet não basta para atrair fãs' |
A internet, hoje, é mesmo uma poderosa ferramenta para os clubes. Mas acredito que não seja possível conseguir novos torcedores apenas com ações on-line. A paixão do torcedor é algo que aparece com experiências físicas, como assistir a uma partida no estádio, ir ao centro de treinamento ou participar de algum evento do clube. Por isso, também é essencial que haja esse tipo de ação off-line, como uma colônia de férias. As ações na internet são muito importantes para o Milan, principalmente fora da Itália, mas é importante que estejam associadas a outras. |
No entanto, ainda há o que evoluir. Em breve, o monitoramento das redes sociais ganhará novos funcionários. O departamento de marketing também vem sendo reforçado. Nos próximos meses, ele ocupará o espaço onde, hoje, está a loja do clube na sede de General Severiano. Esta passará para um edifício anexo e será expandida.
Botafogo terá programa de TV
O piloto do primeiro programa foi apresentado no início de dezembro. A atração, que a princípio será semanal, conta com nomes como os dos humoristas Lopes Maravilha e Marcelo Adnet e o do jornalista Artur Dapieve – todos botafoguenses. A direção é de Pedro Henrique Peixoto.
– Estamos em fase final de ajustes para termos patrocinadores para este produto. É um programa do Botafogo para o torcedor do Botafogo. A ideia é falar do jogo que aconteceu naquela semana e das outras ações do clube como um todo – explicou Assumpção.