Após troca de farpas entre Loco Abreu e Joel Santana, Alvinegro busca boa atuação para apagar problemas e seguir rumo ao bicampeonato
Loco Abreu: centro de polêmica no Botafogo
(Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)
Apesar de ter começado com vitória sua luta pelo bi, o Botafogo viveu os últimos dias em turbulência. O placar de 2 a 1 sobre o Duque de Caxias não escondeu a má atuação da equipe, que depois passou por momentos de turbulência com as queixas públicas de Loco Abreu ao sistema de jogo adotado por Joel Santana. Em meio a isso, a equipe enfrenta o Cabofriense, neste domingo, às 19h30m (de Brasília), na cidade de Macaé, pela segunda rodada da Taça Guanabara.(Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)
Depois de uma conversa do treinador com todo o elenco, a questão foi aparentemente contornada. O Botafogo sabe que não pode se deixar abater pela polêmica, pois considera irrecuperável a perda de pontos para as equipes de menor investimento. Já o Cabofriense precisa se recuperar da derrota por 3 a 0 para o Macaé na primeira rodada.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O PFC transmite ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. Luís Antônio Silva Santos apita a partida, auxiliado por Francisco Pereira de Sousa e João Luiz Coelho de Albuquerque.
Cabofriense: de volta à elite do futebol carioca em 2011, o Cabofriense precisa se recuperar da derrota por 3 a 0 para o Macaé em sua estreia.
Botafogo: depois de uma vitória desgastante na primeira rodada, o Botafogo tem uma partida considerada difícil. O técnico Joel Santana alega que houve pouco tempo para a recuperação física dos jogadores, somado ao desgaste da viagem a Macaé.
Cabofriense: o técnico Luís Antônio Zaluar deve fazer algumas modificações, mas o Cabofriense pode atuar com Fábio, Schneider, Alyson, Matheus e Everton; André Oliveira, Goeber, Zotti e Rafael Ueta; Grafite e Allan.
Botafogo: Joel Santana não confirmou qual será a formação do Botafogo, mas considera o retorno de Herrera, que cumpriu suspensão na primeira rodada. O lateral Márcio Azevedo segue sem condição de jogo, e Guilherme pode ser mantido. O Alvinegro deve iniciar a partida com a seguinte formação: Jefferson, João Filipe (Caio), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Somália, Renato Cajá e Guilherme; Herrera e Loco Abreu.
Cabofriense: ex-Fluminense, Schneider pode ser uma arma importante pela lateral direita.
Botafogo: herói da suada vitória do Botafogo na primeira rodada, Caio é uma aposta de Joel Santana para vencer a partida, mesmo que o atacante comece a partida no banco de reservas.
Luís Antônio Zaluar, técnico do Cabofriense: "O estádio do Macaé é muito bom, e o Botafogo pode vir tranquilo. As instalações são ótimas, e o gramado está impecável. Só não sei se será tranquilo no campo, porque precisamos vencer e nos recuperar. Respeitamos o adversário, mas, teoricamente, jogamos em casa."
Joel Santana, técnico do Botafogo: "Ainda não conheço tão bem o Cabofriense e, por isso, não tenho ideia do que vamos encontrar. Precisamos jogar bem para termos maior tranquilidade no momento em que o time ainda busca a melhor forma. Se não formos bem, teremos problemas, como na estreia."
* Botafogo e Cabofriense se enfrentaram 19 vezes, com boa vantagem a favor do Alvinegro. Foram nove vitórias, sete empates e apenas três derrotas. O Botafogo marcou 35 gols e sofreu 20.
* A última vez que o Botafogo perdeu para o Cabofriense foi no dia 11 de março de 2004. Na ocasião, o time da Região dos Lagos atuava em casa e venceu por 2 a 0. Desde então, o Alvinegro acumula sete partidas de invencibilidade: três vitórias e quatro empates.
* Botafogo e Cabofriense decidiram a Taça Rio de 2007 em duas partidas. Na primeira, houve empate em 2 a 2, com gols de Dodô e Lucio Flavio para o Alvinegro. Na segunda, o Botafogo garantiu o título vencendo por 3 a 1, gols de Túlio, Dodô e Zé Roberto.
Botafogo e Cabofriense se enfrentaram pela última vez no dia 15 de março de 2009, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Rio. O Alvinegro levou a melhor na partida realizada em Cabo Frio, fazendo 4 a 0. O atacante Victor Simões marcou duas vezes, aos dez minutos do primeiro tempo e aos 37 do segundo tempo. Maicosuel fez o segundo aos 13 da segunda etapa, e Renato, que estreava, fechou o placar aos 45 do segundo tempo.