Total de visualizações de página

Sport x Náutico pode ser o segundo clássico mais antigo do Brasil

Pesquisador rechaça tese do Clássico Vovô ter sido o primeiro do futebol nacional

LANCEPRESS!


Escudos de Sport e Náutico de 1909 (Crédito: Arte: Ricardo Ciantar)

Pernambuco comemora 100 anos do Clássico dos Clássicos neste domingo, com a bola rolando entre Sport e Náutico. Segundo alguns jornalistas e pesquisadores este o segundo clássico mais antigo do Brasil, e não o terceiro, como se pensa.

Em 25 de julho de 1909, Sport e Náutico se enfrentaram pela primeira vez. De um lado, o Náutico, clube mais antigo e que tinha o remo como esporte principal, venceu o introdutor do futebol em Pernambuco, o Sport, por 3 a 1, no extinto British Club, logo no primeiro jogo de futebol disputado pelo Náutico.

A polêmica sobre o clássico mais antigo tem justificativa. O Clássico Vovô entre Botafogo x Fluminense de 1905 seria o mais antigo. Mas na época existiam dois Botafogo: o Club de Regatas, e o Football Club. Com a união em 1942, o Botafogo de Futebol e Regatas de hoje, herdou os títulos do antigo Botafogo Football Club.

O mesmo aconteceu com o Cruzeiro, quando se chamava Palestra Itália, clube fundado por imigrantes italianos em Minas Gerais. Mas por conta de uma lei federal, que proíbia qualquer instituição a fazer alusão aos inimigos do Brasil na II Guerra Mundial, o Palestra mudou o nome para Cruzeiro, que também herdou as glórias do antigo clube.

No entanto, nem todos os clubes passaram por este processo. O São Paulo foi o Paulistano na época do futebol amador e mais tarde, o São Paulo da Floresta, campeão Paulista de 1931. Oficializado como São Paulo em 1935, o Tricolor, mesmo herdado o título do São Paulo da Floresta, não colocou em sua galeria as glórias do Paulistano.

– Há um grande equívoco sobre o Clássico Vovô. Porque o Botafogo que jogou contra o Fluminense foi extinto. Só em 1942 que houve a fusão dos dois Botafogo, com outro estatuto. Já Internacional, Grêmio, Sport e Náutico são instituições centenárias de vidas perenes, sem interrupções – informou o jornalista e pesquisador Galvão Neto.

Por esta visão, o clássico gaúcho entre Internacional x Grêmio, datado de 18 de julho de 1909 passa a ser o mais antigo no Brasil, sendo seguido por Sport x Náutico de 25 de julho de 1909, seis dias depois do jogo em Porto Alegre.

Em todos os confrontos do Clássico dos Clássicos, houve 197 vitórias do Sport, 169 do Náutico, 145 empates, com 687 gols rubro-negros e 634 dos alvirrubros.