Total de visualizações de página

Posições opostas e ambientes parecidos, no duelo entre Bota e Inter

Confronto que une os dois lados da tabela é marcado pela necessidade de reação das duas equipes no Brasileiro




A tabela mostra que Botafogo e Internacional estão em lados opostos. Mas o ambiente nos dois clubes é muito parecido. Adversários deste sábado, no Engenhão, Alvinegro e Colorado buscam a reação no Campeonato Brasileiro para acabar de vez com qualquer possibilidade de crise.
O SporTV (apenas para o Rio Grande do Sul) e o Premiere (para todo o Brasil) transmitem ao vivo.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 18h30m (de Brasília).

O Botafogo chega para a partida vindo de uma série de quatro partidas sem derrota (uma vitória e três empates), todas fora de casa. Mas a equipe ainda ocupa a 18º posição na tabela, com 12 pontos em 12 jogos disputados. Por isso, a expectativa é vencer pela segunda vez no Engenhão neste Campeonato Brasileiro em quatro confrontos.

O Internacional está na terceira posição, a apenas três pontos do líder Atlético-MG e na briga direta pelo título. Apesar disso, o ambiente é tumultuado no Beira-Rio. Após a derrota para o rival Grêmio e do empate em casa com o São Paulo, o trabalho de Tite passou a ser ainda mais questionado, o que faz da partida deste sábado tensa. Para completar, o clube anunciou nesta sexta-feira a negociação de Nilmar com o Villarreal, da Espanha, e o atacante, que viajou ao Rio de Janeiro com a delegação, não entrará em campo.

Mas o Alvinegro não quer contar com os desfalques do adversário para conquistar a vitória. Segundo o técnico Ney Franco, o Botafogo vem em evolução na temporada e neste sábado apresentará uma formação ainda mais consistente. No entanto, o treinador sabe que isso precisa ser traduzido em vitória, que amenizaria a estatística desfavorável em casa neste Brasileirão.

- O nosso mando de campo tem de ser melhor aproveitado. Inclusive, acho que é exatamente por isso que estamos nesta situação. Não podemos reclamar do nosso torcedor, pois, independentemente da quantidade, quem tem ido aos jogos tem nos apoiado. É importante que todos saibam que entraremos em campo com compromisso - disse o treinador, que classificou o Inter como tendo um dos três melhores elencos do Brasil.

Para o jogo deste sábado, o Botafogo continuará a ter o desfalque do zagueiro Emerson, com lesão muscular. Ele voltará a ser substituído por Wellington. O lateral-direito Alessandro e o zagueiro Eduardo, que cumpriram suspensão no empate em 2 a 2 com o Náutico, retornam ao time.

A única dúvida está entre Renato e Thiaguinho no meio-campo. Apesar da boa atuação e do gol marcado na última partida, o atacante Reinaldo continuará no banco, pois ainda recupera a melhor forma física.

Desfalque de última hora

Quando decolou em Porto Alegre a caminho da capital fluminense, a equipe do técnico Tite contabilizava quatro desfalques para a partida deste sábado – Alecsandro, Índio e Guiñazu, que receberam o terceiro cartão amarelo no empate com o Tricolor Paulista, e Lauro, lesionado. Já em solo carioca, veio a confirmação: Nilmar está fora. E não só da partida.

O atacante não defende mais o Inter e o peso de sua ausência deverá fazer efeito tanto dentro quanto fora de campo, já que a torcida colorada não esconde a insatisfação com os últimos resultados, e a tendência é que a saída do ídolo agrave a frustração.

Apesar de não ter divulgado a escalação, Tite não escondeu suas preferências para as vagas abertas na equipe. Michel Alves será o goleiro, enquanto Álvaro deverá compor a zaga ao lado de Sorondo. No lugar do capitão Guinãzu, Andrezinho deverá formar o meio-campo, ao lado de Sandro, Magrão e D’Alessandro. O equatoriano Bolaños é o mais cotado para jogar ao lado de Taison, no ataque.

- As ausências que teremos no Rio tiram um pouco da força do time, mas em um campeonato longo que nem o Brasileirão é preciso estar com o grupo preparado. Nosso objetivo é ficar no G-4, entre os líderes – disse Tite.

Se quiser se apoiar no retrospecto, o Internacional tem bons motivos para confiar numa vitória. A equipe gaúcha leva vantagem sobre o Botafogo nos confrontos realizados no Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro.

Foram 17 jogos disputados, com sete vitórias do Colorado, cinco empates e cinco vitórias do Alvinegro. O último triunfo do time carioca em casa sobre o Inter aconteceu em 2004 (5 a 1 no Caio Martins). Desde então foram disputados quatro jogos, com três vitórias dos visitantes e um empate.