Do UOL Esporte
Em São PauloAos poucos, os brasileiros estão se acostumando com os programas de fidelização elaborados pelos times do país. De acordo com levantamento realizado pelo Clube dos 13, as equipes nacionais ultrapassaram a marca de 380 mil sócio-torcedores.
A liderança do ranking nacional está nas mãos do Internacional. O time gaúcho atualmente conta com 100,7 mil associados e ocupa lugar de destaque também no exterior. A marca é a maior da América do Sul e a sexta do mundo - o Benfica está em primeiro, com 171 mil.
As perspectivas são positivas no curto prazo. "Os programas de sócio-torcedor são modelos consolidados na Europa. Com o lançamento do projeto destes outros clubes no Brasil, não levaremos muito tempo para atingir a marca de meio milhão de sócios. Os números comprovam que os departamentos de marketing já atingiram resultados expressivos. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo", disse Fábio Koff, presidente do Clube dos 13.
Em janeiro, o Inter contava com 60 mil associados e passou dos 100 mil em julho. Grêmio, Corinthians e São Paulo também apresentaram rápida ascensão, com om 53 mil, 46 mil e 42 mil, respectivamente. Palmeiras, Botafogo, Bahia e Sport estão em fase de reformulação de seus projetos, que devem ser lançados em breve.