Total de visualizações de página

Em jogo muito disputado, Coritiba e Botafogo empatam no Couto Pereira


Resultado de 2 a 2 impede que duas equipes se afastem de forma confortável da zona de rebaixamento

GLOBOESPORTE.COM
Curitiba



Apesar de terem buscado a vitória até o fim, Coritiba e Botafogo passarão mais uma rodada sem conseguir afastar a sombra da zona de rebaixamento. O empate em 2 a 2 nesta quarta-feira, na capital paranaense, faz com que nenhuma das duas equipes consiga alcançar uma situação de maior tranquilidade no Campeonato Brasileiro.

O Botafogo segue com uma série invicta que chega a seis partidas, mas agora soma sete empates em 14 jogos disputados. O Coritiba, que não vence há quatro jogos, também segue com risco de, em breve, entra na zona do rebaixamento.

Mesmo diante de um frio intimidador, o Botafogo entrou em campo dando um calor no Coritiba. Com a clara estratégia de valorizar a posse de bola com toques curtos e buscando as inversões, o time carioca logo mostrou sua superioridade e dominou a partida. Renato e Batista chegaram a assustar o goleiro Vanderlei, mas foi do time da casa a primeira chance de perigo, aos cinco minutos. Rodrigo Heffner arriscou de fora da área e obrigou Castillo a pular no ângulo esquerdo para defender.

O Botafogo continuava melhor, principalmente porque apresentava um sólido sistema defensivo. Mas com o passar dos minutos, foi crescendo a impaciência com a falta de chances consistentes. Com isso, a equipe passou a abusar dos chutões para a frente, o que possibilitou ao Coritiba esboçar uma reação.

E exatamente quando os paranaense começavam a chegar mais à frente, o Botafogo abriu o placar, aos 34 minutos, quando Lucio Flavio cobrou escanteio pela esquerda. Eduardo e Carlinhos Paraíba dividiram dentro da área, e o meia do Coritiba acabou chutando a bola para trás. Ela chegou até Victor Simões, que, sozinho, cabeceou no canto esquerdo de Vanderlei, fazendo 1 a 0.

A partir deste momento, a torcida do Coritiba perdeu de vez a paciência com seus jogadores. Carlinhos Paraíba ainda levou perigo aos 37, chutando uma bola que passou raspando a trave de Castillo, mas logo o time paranaense mostrou-se abalado com a desvantagem. E mesmo errando passes, o Botafogo ainda esteve perto de ampliar aos 41, quando Lucio Flavio recebeu passe de André Lima e chutou no canto esquerdo de Vanderlei. O goleiro se esticou e fez grande defesa.

Partida ganha em velocidade e em emoção no segundo tempo

O Coritiba voltou para o segundo tempo com duas substituições e a mudança de esquema. Com o 3-5-2, o técnico René Simões buscou levar o seu time à frente utilizando principalmente os alas Márcio Gabriel e Rodrigo Casso, que entraram no intervalo. Esta estratégia deu ainda mais espaços para o Botafogo, que se retraía e buscava os contra-ataques.

Foi desta forma que o Alvinegro quase marcou o segundo, aos quatro minutos. Lucio Flavio partiu em velocidade pela direita e cruzou para André Lima, que em ótima posição, demorou a chutar, mas conseguiu tocar para Batista. O ala bateu da entrada da área, mas Jaílton afastou quando a bola ia para o gol.

André Lima ainda desperdiçou outra grande oportunidade, mas o Coritiba soube aproveitar a chance criada. Com velocidade, a equipe alcançou seu objetivo aos 12 minutos. Marcos Aurélio avançou e tocou para Bruno Batata. O atacante recebeu no meio da defesa alvinegra e chutou na saída de Castillo, fazendo 1 a 1.

Em melhor momento na partida, o Coritiba partiu para cima, literalmente, com agressividade. Jaílton cometeu falta violenta em Eduardo, pisando no tornozelo do jogador alvinegro, e foi punido apenas com cartão amarelo, quando merecia a expulsão. Em seguida, Marcos Aurélio reclamou de forma veemente a não marcação de pênalti numa disputa com Castillo, e também foi advertido pelo árbitro. Em campo, era claro o clima de tensão, algo potencializado pela pressão da torcida do Coxa no Couto Pereira.

Depois de despediçar muitas chances de gol, André Lima foi substituído aos 28 minutos por Reinaldo, que ainda busca a melhor forma física, depois de passar dois meses se recuperando de uma lesão no tornozelo direito. Ao mesmo tempo, René Simões deu sua última cartada, trocando Renatinho por Leozinho.

Mesmo pressionado pelo Coritiba, o Botafogo não se entregou e continou a buscar a vitória, e chegou ao segundo gol com dois jogadores que não vinham bem na partida. Batista cruzou do lado esquerdo e achou Renato, que cabeceou no canto de Vanderlei, fazendo o segundo aos 38 minutos. Mas o Alvinegro não conseguiu segurar o resultado e permitiu o empate do time da casa aos 44 minutos. Marcos Aurélio recebeu na entrada da área e chutou para marcar.

No último lance da partida, Carlinhos Paraíba cobrou falta de longe e acertou a trave de Castillo, deixando aliviados os botafoguenses e desesperados os paranaenses.

Ficha técnica:

CORITIBA 2 x 2 BOTAFOGO

Vanderlei, Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Demerson, Jeci e Douglas Silva (Rodrigo Crasso); Jaílton, Pedro Ken, Renatinho (Leozinho) e Carlinhos Paraíba; Marcos Aurélio e Bruno Batata.

Castillo, Wellington, Juninho e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro (Fahel), Lucio Flavio, Renato e Batista; Victor Simões e André Lima (Reinaldo).

Técnico: René Simões. Técnico: Ney Franco.

Gols: Victor Simões, aos 34 minutos do primeiro tempo; Bruno Batata, aos 12, e Renato, aos 38, Marcos Aurélio, aos 44 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Carlinhos Paraíba, Jeci, Jaílton, Marcos Aurélio (Coritiba); Juninho, Eduardo, Batista (Botafogo).

Público: 9.698 pagantes.
Renda: R$ 128.440,00.
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Data: 29/07/2009.
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa/RS).
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Alexandre Kleiniche (RS).