Juninho é responsável por mais de 40% dos gols do Botafogo no Brasileirão
Zagueiro participa direta ou indiretamente de boa parte dessas jogadas
Rodrigo Breves
Rio de Janeiro
O técnico Ney Franco já havia dito durante a semana, após o empate por 2 a 2 diante do Náutico, que Juninho é o principal jogador do Botafogo atualmente, e os números comprovam a importância do capitão alvinegro. Ele participou direta ou indiretamente de 43,75% dos 16 gols marcados pela equipe no Campeonato Brasileiro, ou seja, em sete deles.
O zagueiro fez cinco gols, sendo três de falta, um de cabeça e outro de um chute de fora da área após jogada ensaiada na cobrança de escanteio. Das suas faltas, os rebotes dos goleiros ainda permitiram que a bola encontrasse as redes em mais duas oportunidades, justamente nas últimas duas partidas contra Flamengo e Náutico.
Assista aos gols de Náutico x Bota no vídeo ao lado. Os dois alvinegros tiveram participação de Juninho.
Este papel tão participativo nas conclusões das jogadas caberia a Lucio Flavio, o camisa 10, e o meia, apesar das críticas, é o segundo que mais se envolveu neste tipo de lance. Ele próprio não fez o seu desde que voltou ao clube, mas teve participação em 31,25% dos gols alvinegros no Brasileirão em três cobranças de escanteio, uma de falta e uma falta sofrida, que resultou em uma bomba certeira de Juninho.
As bolas paradas, por sinal, são a melhor alternativa para a equipe dirigida por Ney Franco, pois 62,5% dos gols saíram desta forma em cobranças de falta (7), escanteio (3) e até uma originada de um arremesso lateral, que terminou no belo voleio de Victor Simões, na goleada sofrida para o Goiás, por 4 a 1, no Engenhão. O atacante, ao lado volante Batista, está na terceira posição entre os atletas que mais participaram de lances de gols. Os dois têm 25% de envolvimento nas jogadas do gênero.
O Botafogo volta a campo neste sábado para enfrentar o Internacional, no Engenhão, e os quatro jogadores que mais contribuem para os gols da equipe estão escalados entre os titulares. O SporTV (apenas para o Rio Grande do Sul) e o Premiere (para todo o Brasil) transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 18h30m (de Brasília).