Total de visualizações de página

Joel Santana pede demissão e deixa o Botafogo. Adilson Batista na mira

22/03/2011 09h48 - Atualizado em 22/03/2011 11h31

Treinador se reúne com a diretoria e anuncia saída após quase 14 meses de trabalho. Clube já se movimenta em busca de um substituto imediato

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Joel Santana durante coletiva de saída do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM) 
Joel durante entrevista: trabalho durou 76 jogos
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
 
Depois de quase 14 meses, Joel Santana não é mais o técnico do Botafogo. Em reunião com a diretoria na manhã desta terça-feira, em General Severiano, o treinador anunciou o desejo de deixar o clube. Apesar da boa relação com a diretoria, falou mais alto a mágoa pelas vaias e xingamentos sofridos na derrota por 2 a 0 para o Vasco, no domingo, no Engenhão. Os auxiliares Mauricio Albuquerque e Valinhos e o preparador físico Dudu Fontes, todos da comissão técnica de Joel, são os responsáveis pelo treino desta manhã.

Com a saída de Joel Santana, o Botafogo começa de forma imediata a busca por seu substituto. E por não ter a intenção de deixar o cargo vago por muito tempo, o clube tem como primeira opção Adilson Batista, desempregado desde que foi demitido do Santos, no dia 27 de fevereiro.

A diretoria entende que é um nome capaz de motivar o grupo e montar uma equipe que jogue um futebol mais ofensivo, algo cobrado interna e externamente no Botafogo. Os dirigentes alvinegros inicialmente tinham uma restrição pelo fato de Adilson ter afastado Maicosuel no Cruzeiro, em 2008. No entanto, também consideram que o atual status do camisa 7 impediria qualquer nova restrição neste momento.


O clube também chegou a considerar a possibilidade de contactar Gilson Kleina. A ideia ocorreu quando Joel Santana começou a considerar a possibilidade de sair do Botafogo e antes mesmo de o treinador da Ponte Preta receber uma proposta do Fluminense. Entretanto, o Alvinegro acredita que, neste momento, o melhor é optar por um profissional mais experiente.

O Botafogo por enquanto não tem um interino para comandar a equipe na partida contra o Boavista, neste sábado, em Macaé. O único auxiliar técnico do clube, Jair Ventura, está na Seleção Brasileira sub-17, que disputa o Sul-Americano da categoria, no Equador. Os também auxiliares Valinhos e Maurício Albuquerque fazem parte da comissão técnica de Joel e deixarão General Severiano com ele.

Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, 65% dos internautas (de um total de 5.470 votos) disseram que o técnico deveria permanecer no comando.

A terceira passagem de Joel pelo Glorioso

Uma coincidência marcou a terceira passagem de Joel pelo Botafogo: o trabalho foi iniciado após uma goleada por 6 a 0 para o Vasco e terminado após a derrota por 2 a 0 para o mesmo adversário, no domingo. Nesse período, foram 76 partidas, com 41 vitórias, 23 empates e 12 derrotas.

Durante os quase 14 meses de trabalho, Joel Santana foi do status de salvador para o de vilão em sua relação com a torcida. O treinador assumiu o comando ao substituir Estevam Soares, num período de crise, e levou o time a uma virada que culminou na conquista do Campeonato Carioca.

Depois de uma campanha no Campeonato Brasileiro considerada boa, principalmente em meio às muitas lesões que prejudicaram o time na reta final, a relação de Joel Santana com o grupo começou a se desgastar.

O treinador protagonizou dois embates com Loco Abreu, que se mostrou insatisfeito em ser substituído na partida contra o Grêmio Prudente, no Brasileirão, e reclamou do estilo de jogo do time ainda no início do estadual de 2011.

A insatisfação com o estilo de jogo da equipe também se estendeu à torcida, que passou a vaiar Joel sistematicamente nas partidas no Engenhão. O ápice foi a derrota para o Vasco, no último domingo, quando um setor da arquibancada pediu a expulsão do treinador, que reclamava com a arbitragem. No dia seguinte, ele não escondeu sua mágoa com o tratamento dos botafoguenses.

Confira a íntegra da nota oficial publicada no site do Botafogo:

“O departamento de futebol do Botafogo FR comunica que Joel Santana não é mais técnico do clube. O treinador tomou a decisão em conjunto com a diretoria após conversa na manhã desta terça-feira, no CT João Saldanha. Em sua terceira passagem pelo Botafogo, Joel disputou 76 jogos, acumulou 41 vitórias, 23 empates e apenas 12 derrotas, com 142 gols pró e 58 contra”.