Total de visualizações de página

Em crise, Paraná recebe um Botafogo em reconstrução

No Durival de Brito, 'casa' do estreante Caio Júnior, pelo Alvinegro, Tricolor joga para esquecer péssima campanha no Paranaense

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Caio Junior é apresentado no Botafogo (Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo) 
Caio Junior: personagem comum no duelo
(Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)
 
Equipes que vivem momento de instabilidade nas competições estaduais, Paraná Clube e Botafogo buscam o reencontro com a vitória na Copa do Brasil. No duelo desta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Estádio Durival de Brito, em Curitiba, pelo jogo de ida da segunda fase da competição, os dois times tentam encontrar novo fôlego e força para a reação. Caso o Alvinegro não consiga vencer por dois ou mais gols de diferença, haverá partida de volta no dia 6 de abril, no Engenhão. O vencedor do duelo pega Avaí ou Ipatinga nas oitavas de final.

O ano de 2011 tem sido um pesadelo para o Paraná. Em crise, a equipe vive mau momento no Campeonato Paranaense e vem de duas partidas sem vitórias. No último fim de semana, perdeu por 4 a 2 para o Paranavaí, complicando ainda mais a situação do time comandado pelo ex-goleiro Ricardo Pinto.

Já o Botafogo vive um momento de transição, após a saída de Joel Santana. Também sem vencer há duas rodadas no Campeonato Carioca, o Alvinegro ganhou nova motivação com a chegada do técnico Caio Júnior. Ele fará sua estreia exatamente contra a equipe que o projetou na carreira de treinador e pela qual se destacou ainda como atacante, marcando o gol do pentacampeonato paranaense, em 1997.

O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Elmo Alves Resende Cunha (GO), que terá os auxiliares Evandro Gomes Ferreira (GO) e Marcio Soares Maciel (GO).

header o que esta em jogo
Paraná: o Paraná Clube voltou para a zona de rebaixamento do estadual no último fim de semana, após perder para o Paranavaí por 4 a 2. Uma vitória na Copa do Brasil ajudaria a recuperar a confiança do jovem grupo tricolor.

Botafogo: ainda buscando sua reconstrução após a saída de Joel Santana, o Botafogo terá a estreia de Caio Júnior como treinador. Depois de fracassos nos dois últimos anos, o Alvinegro encara como primordial a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, já que a classificação para a Libertadores tornou-se obsessão.

header as escalações 2
Paraná: o meia-atacante Kerlon segue em recuperação de lesão no músculo da coxa direita. Por outro lado, Rodrigo Defendi, Luciano Castán e Luiz Camargo voltam ao time após cumprirem suspensão. O Tricolor deve ter Thiago Rodrigues, Paulo Henrique, Rodrigo Defendi, Luciano Castán e Henrique; Anderson, Luiz Camargo, Kelvin e Lima; Diego e Léo.

Botafogo: em sua primeira escalação, Caio Júnior contará com a volta de quatro titulares. Jefferson retorna da Seleção Brasileira, e Rodrigo Mancha, Everton e Herrera cumpriram suspensão na última rodada do Campeonato Carioca. As principais ausências são Arévalo e Loco Abreu, que integram a seleção do Uruguai. Lucas, Bruno Tiago, Araruama e Alex estão machucados. A equipe do Botafogo será a seguinte: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Marcelo Mattos, Somália e Everton; Caio e Herrera.

header fique de olho 2
Paraná: Diego é segundo atacante, que trabalha em velocidade pelos lados do campo. O jogador de 18 anos é peça-chave do Tricolor

Botafogo: principal articulador das jogadas do Botafogo, Everton é o homem de referência ofensiva no meio-campo. O jogador vem crescendo de produção e, de volta ao Durival de Brito, terá a missão de municiar Caio e Herrera, além de ser uma importante arma nos chutes de fora da área.

header o que eles disseram
Ricardo Pinto, técnico do Paraná: "Nós estamos nivelados a eles. Nós não estamos disputando a primeira fase da Copa do Brasil. Já é a segunda. Então, quer dizer que já superamos um adversário. Se ele tinha qualidade ou não, isso é outro problema. O importante é que nós estamos vivendo esta situação. Eles têm certeza que isso os dará tranquilidade, visibilidade e confiança."

Caio Júnior, técnico do Botafogo: "Sabemos que o Paraná não vive um bom momento. Mas com a chegada do Ricardo Pinto as coisas começaram a melhorar. De qualquer maneira, a Copa do Brasil é uma competição completamente diferente do Campeonato Paranaense. Então, não podemos nos deixar levar pelo que vem acontecendo com nosso adversário."

header números e curiosidades
* Paraná e Botafogo se enfrentaram 21 vezes, contando jogos por Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e um torneio amistoso, em 1997. O Alvinegro leva vantagem no retrospecto, com seis vitórias, 11 empates e quatro derrotas. Pela Copa do Brasil, o Tricolor paranaense está invicto em quatro jogos contra o Botafogo: uma vitória e três empates.

* Esta será a quinta partida entre Paraná e Botafogo no Estádio Durival de Brito. Até o momento não houve vencedor. Foram quatro empates, sendo que o último um 0 a 0 pelo Brasileirão de 2007. 
* O Paraná nunca passou das quartas de final da Copa do Brasil, sendo que a última vez em 2002. Já o Botafogo tem como melhor resultado o vice-campeonato da edição de 1999. O Alvinegro perdeu a decisão para o Juventude.
 
header último confronto v2
Paraná e Botafogo se enfrentaram pela última vez no dia 10 de novembro de 2007. A partida, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória dos cariocas por 3 a 2, no Maracanã. O placar foi todo construído no segundo tempo, com Dodô marcando aos dois e Juninho ampliando aos 12 minutos. Josiel diminiu a diferença para o Paraná aos 20, mas Lucio Flavio marcou o terceiro do Botafogo aos 22. Giuliano fechou para o time paranaense, aos 32 minutos.