Técnico conta que trabalhou durante a semana para tentar minimizar o efeito Loco Abreu & Cia nas bolas levantadas na área
Loco Abreu é um dos mais perigosos nas bolas
aéreas (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
aéreas (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
O poderio do Botafogo nas bolas aéreas já é bastante conhecido. Foi com esta arma que o time alvinegro conquistou o Campeonato Carioca e brigou por uma vaga na Libertadores no Brasileiro do ano passado. A jogada ficou manjada, mas, de acordo com o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, é quase impossível pará-la embora todos os adversários saibam que ela será amplamente utilizada.
O comandante cruz-maltino disse que durante esta semana treinou seus jogadores para tentem minimizar Loco Abreu, Herrera & Cia nas bolas levantadas na área. Neste Carioca, o Vasco já levou 17 gols, cinco deles de cabeça.
- Todo mundo sabe desta jogada, mas eles conseguem fazer mesmo assim. Exploram muito bem. É possível diminuir, mas anular é quase impossível. Mudei um pouco o posicionamento para tentar dar mais estabilidade defensiva - disse Gomes.
Ricardo Gomes refutou a ideia de que o Bota é um time excessivamente defensivo, e se baseou no desempenho recente do adversário para fundamentar sua teoria.
- O Botafogo foi finalista da Taça Guanabara, é o último campeão carioca... Não acho um time defensivo não. Sai muito rápido para o contra-ataque. Time defensivo é o que não sai. Eles saem, estão o tempo todo no ataque. Tem jogadores perigosos na frente.
Apesar de reconhecer a qualidade do adversário, o treinador do Vasco acredita que seu time está em um bom momento para tentar a vitória. Ele disse que os duelos com os times grandes são os melhores termômetros para medir o rendimento coletivo e individual da sua equipe.
- Nós viemos de uma recuperação. No único clássico que jogou, o Vasco chegou debilitado (derrota para o Flamengo, na Taça Guanabara). Agora, estamos melhores, o que é diferente de ser favorito. O importante para nós é a continuidade. Precisamos de vitórias em clássicos, só nestes jogos que tiramos as verdadeiras medidas. Isto serve tanto para o desempenho coletivo quanto individual.
O Botafogo é o líder do Grupo B da Taça Rio com nove pontos. Já o Vasco é o segundo do Grupo A com seis.