Craque santista, Neymar foi o vencedor de 2011 em disputa acirrada com o atacante Fred, do Flu, que foi o melhor da rodada quatro vezes
Neymar foi o vencedor do prêmio no ano passado
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Vem aí mais uma edição do Troféu Armando Nogueira, que elege os melhores do Campeonato Brasileiro de acordo com as notas dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. Para ter chance de levar a taça, o jogador tem que atuar em pelo menos 13 partidas. No ano passado, deu Neymar. O craque do Santos teve média de 6,98, ficando dois décimos à frente do atacante Fred, do Fluminense. Esta é a quarta edição, sendo que nas duas primeiras os eleitos foram Marcelinho Paraíba, então no Sport, em 2009, e o cruzeirense Montillo em 2010.
Neymar e Montillo, que ficou em terceiro na última temporada, tentam o bi em 2012, enquanto Fred pode tentar recuperar o troféu que quase levou graças a uma ótima arrancada no segundo turno de 2011. Fechando o top 5, o xerife vascaíno Dedé e o rubro-negro Ronaldinho Gaúcho. Todos os cinco seguem desfilando gols, dribles e belas jogadas nos gramados nacionais.
O atacante tricolor Fred, por sinal, foi o recordista de Armandinhos no ano passado por ter sido o craque da rodada em quatro oportunidades. Diego Souza, do Vasco, foi eleito três vezes. Outros seis atletas ganharam duas vezes: Montillo (Cruzeiro), Ronaldinho (Flamengo), Leandro Damião (Inter), Liedson (Corinthians), Dedé (Vasco) e Fernando Henrique (Ceará). O melhor de cada jornada soma 0,05 à sua média final. Todas as notas ficarão expostas nas páginas de confronto dos jogos.
A seleção do Armandão em 2011 ficou desenhada assim: Marcelo Lomba (Bahia); Rafael Cruz (Atlético-GO), Dedé (Vasco), Rhodolfo (São Paulo) e Dodô (Bahia); Paulinho (Corinthians), Montillo (Cruzeiro) e Wellington Nem (Figueirense); Neymar (Santos), Fred (Fluminense) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo). Destes, Wellington Nem voltou para o Fluminense e Dodô retornou ao Corinthians. O lateral-esquerdo, no entanto, está no estaleiro por causa de uma grave lesão no joelho esquerdo.
Neste sábado, será dada a largada para mais um Campeonato Brasileiro, e comentaristas do calibre de Lédio Carmona, Maurício Noriega e Wagner Vilaron serão alguns dos responsáveis pelas notas na primeira rodada. Fique de olho e torça para o craque do seu time levar a taça para casa.