Total de visualizações de página

Sem grande contratação, André Silva reforça: grana de Rojas é para Tanaka

Dirigente lamenta situação financeira geral e reitera cuidados para não prejudicar imagem do zagueiro nipo-brasileiro no Nagoya Grampus-JAP

Por André Casado Rio de Janeiro
 
O Botafogo trata os recursos que tem em mãos para reforçar o elenco com muito cuidado. Não desembolsou diretamente quase nada para contratar Andrezinho, Brinner - adquirido por investidores - e Fellype Gabriel e espera a melhor oportunidade para empregar o dinheiro liberado para este fim. A aposta era o chileno Rojas, reprovado nos exames clínicos, e, agora, a atenção financeira está voltada inteiramente para o nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka.

A informação foi garantida pelo vice de futebol, André Silva, nesta sexta-feira. Segundo ele, as dificuldades de mercado e de caixa impedem que o Alvinegro faça loucuras no momento.

Tulio Tanaka jogador do Japão (Foto: AFP) 
 
Túlio Tanaka foi titular da seleção japonesa na última Copa do Mundo e segue nos planos (Foto: AFP)
 
- A situação financeira não é boa, em todos os clubes isso tem acontecido. Não haverá grande contratação por enquanto, e o aporte destinado ao Rojas, que acabou não vindo, está reservado para o Tanaka, isso é certo. Vamos procurar, depois do Carioca, jogadores que possam dar o retorno como deu o Cortês e que não estourem orçamento - revelou.

Pelo lateral-esquerdo do La U, o Botafogo tinha um acordo para pagar R$ 2 milhões, referentes à multa rescisória. E por Tanaka, o pedido do Nagoya Grampus, com o qual o jogador tem contrato até 2013, é 700 mil euros (R$ 1,7 milhões). A negociação só não avança como o esperado por conta da idolatria pelo zagueiro e capitão, muito querido no país - ele disputou a Copa de 2010. No início da semana, ele voltou para o Oriente e, de lá, pretende convencer.

- Não é normal trocar de clube nesse nível por lá. Pela cultura deles, da maneira como aconteceu e pelo fato de ele ter sido campeão e líder do time, bem acolhido, ninguém quer que haja melindres. Então, estamos lidando com cuidado, respeitando os pedidos feitos - reiterou André Silva, sobre a transferência do Urawa Red Diamonds, pelo qual atuou em seis temporadas, para o Nagoya.

André Silva entrega camisa a Fellype Gabriel  (Foto: André Casado/Globoesporte.com) 
André Silva apresentou Fellype Gabriel nesta sexta,
na sede (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
 
Lateral para compor em negociação


Ainda assim, uma lacuna na lateral esquerda segue aberta. Segundo o dirigente, isso deve ser resolvido até o fim do mês, mas o nome que está em conversas chegaria, então, para compor.

- Essa é a tendência. É importante ficarmos com dois de experiência. Não queremos que o Renanzinho (Lemos) tenha a responsabilidade agora. Essa adaptação é importante para quem sobe, estar entre os profissionais para começar a ter contato, a maturar. Se ele precisar entrar, vai jogar, claro, mas pode não ser o momento certo - analisou.

A possibilidade de Ramon, ex-Vasco e atualmente no Corinthians, foi descartada a princípio, apesar dos elogios ao seu futebol. De acordo com André Silva, há mesmo outras prioridades na linha de frente para lateral, mantidas em sigilo para evitar aumento do preço e concorrência. Hoje, Márcio Azevedo é o titular. Na direita, o problema é semelhante: Lucas não tem reserva imediato, e Oswaldo de Oliveira já manifestou o desejo de ter mais um jogador logo.