Total de visualizações de página

Estabilidade e tabu em jogo: Bota e Flu duelam para decidir a Taça GB

Clássico Vovô volta a ser decisivo após dois anos, e Tricolor tenta deixar freguesia recente para trás. Clubes vivem 'gangorra' há quase um ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
montagem Fred Fluminense Loco Abreu Botafogo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) 
Fred e Loco - quase escalado - comandam ataques
(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
 
O passaporte para a final contra o Vasco, domingo, tem local, data e hora marcados: a partir das 21h (de Brasília) desta quinta-feira, no Engenhão, Botafogo e Fluminense vão a campo para tentar pôr uma pedra, ao menos momentaneamente, num longo período de "gangorra". Desde 2011, os clubes vivem em altos e baixos, o que torna o Clássico Vovô ainda mais imprevisível. E a vantagem moral que o Alvinegro poderia ter é ignorada por ambas as partes: nos últimos quatro jogos decisivos, quem riu por último foi o time de General Severiano, além de, no palco do duelo, a equipe de Abel Braga não ter vencido o rival ainda - em sete partidas desde 2007. 

Até o início do segundo turno do Brasileirão passado, o Botafogo estava na crista da onda, e o Flu, em baixa, longe dos holofotes. O panorama mudou no fim da temporada, e só Fred e companhia foram à Libertadores. Muito badalado, o Tricolor, desta vez, não embalou e se classificou para as semifinais a duras penas. Pelas beiradas, por sua vez, o Glorioso cresceu na fase de grupos da Taça Guanabara e vive seu momento de aparente estabilidade.
- É a chance que esperávamos na competição. Terminamos 2011 em alta e não começamos bem no primeiro turno. O que importa é que nos classificamos, e agora é decisão. Quem errar menos chegará à final. Temos que esquecer a fase de grupos e pensar apenas nisso - disse o atacante Fred, capitão de um time completo e sem mistérios.

- Independentemente do momento que as equipes passam, agora zerou. Acho que ninguém chega em melhor condição num jogo como esse. Mas é claro que, apesar do respeito, vamos buscar aproveitar o que temos feito de melhor, a confiança é grande. E lembrar os grandes momentos em 2011 fazem bem - acredita o goleiro Jefferson, personagem certo no suspense de Oswaldo de Oliveira.

O árbitro será Péricles Bassols Cortez, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Santos. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida semifinal em tempo real, com vídeos exclusivos. E o canal Premiere transmite ao vivo, no sistema pay-per-view.

header as escalações 2
Botafogo: No sistema defensivo, não há dúvidas ou mudanças em relação à formação escolhida desde o princípio do ano. Mas o setor ofensivo é alvo de mistério pela comissão técnica. Se não houver surpresas e Andrezinho e Loco Abreu forem escalados, Felipe Menezes e Herrera disputam a vaga de Maicosuel, suspenso. Com o argentino, haveria uma pequena movimentação tática no esquema 4-2-3-1. Se Loco não jogar, Herrera está confirmado no ataque. Se ambos forem vetados - possibilidade remotíssima -, os dois cotados entram. O time, então, será Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Ellkeson e Felipe Menezes (Herrera); Loco Abreu (Herrera).

Fluminense: Abel Braga escala a equipe que considera ideal. Após serem poupados na última rodada, Leandro Euzébio e Deco voltam ao time. Fora do último treinamento em função de um cansaço muscular, Wellington Nem não é problema e está confirmado no ataque ao lado de Fred. O Fluminense entra em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Suspenso por três cartões amarelos e com lesão na coxa direita, Maicosuel está fora. A gravidade do problema ainda será divulgada pelo clube. Andrezinho joga, apesar de não ter feito treino coletivo depois dos jogos em que foi vetado, por dores na coxa direita também. E Loco Abreu é outro que não deve ficar fora, ainda que tenha sido diagnosticado com estiramento de grau 2 (médio) há somente seis dias. O meia Cidinho não deve ocupar o banco, pois vem sentindo dores na perna há três dias. Além deles, Fellype Gabriel e Jobson não estão inscritos só jogam a partir da Taça Rio.

Fluminense: O Fluminense não tem qualquer problema por lesão ou suspensão no time titular. O grupo está completo para a semifinal da Taça Guanabara.

header fique de olho 2
Botafogo: A dupla Andrezinho e Loco Abreu, se confirmada em campo, é a esperança ofensiva do Alvinegro, mas entra em cena com alguma insegurança pelas lesões na coxa direita recentes. É preciso checar as condições reais de cada um quando o jogo apertar. Se estiverem bem, podem desequilibrar. O uruguaio já tem cinco gols no Carioca, e o camisa 10 vinha crescendo, tendo acertado duas bolas na trave do Flamengo, há duas semanas e meia.
Fluminense: Titular nos dois últimos jogos, Wellington Nem conquistou seu espaço no time tricolor com grandes atuações dando mais velocidade e mobilidade ao ataque. Nesta quinta-feira, o jovem atacante encara sua primeira partida decisiva como profissional do Tricolor. Será um bom teste para saber se ele irá aguentar a pressão de uma semifinal.

header o que eles disseram
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: “Um jogo difícil, o nosso maior desafio até aqui. É impossível fazer qualquer previsão, depende dos ânimos, do desempenho no início de cada um. Estamos preparados e confiantes, mas vamos enfrentar um elenco vasto e qualificado. O Fluminense tem muitas formas de jogar e jogadores decisivos, respeito isso tudo num adversário. Ainda não é, mas tem tudo para ser o time a ser batido no futuro"

Abel Braga, técnico do Fluminense: "Vamos sem surpresas. Deco volta e sai o Araújo. Mas não deixaremos de ser ofensivos. Decisão é um jogo de detalhes. Temos de saber ocupar bem os espaços. O Botafogo tem uma saída de bola muito rápida e isso pode nos atrapalhar. O time deles tem muita velocidade nas laterais e o Andrezinho, que é um exímio lançador. É preciso ter cuidado. Mas eles terão conosco também. Temos Nem, Fred, Deco, Thiago Neves... Tem tudo para ser um grande jogo. Espero ficar feliz nesta quinta-feira. A rapaziada merece. Temos de dar sempre um pouco mais daquilo que é possível" 


header último confronto v2

Pela última rodada do Brasileirão 2011, há menos de três meses, Fluminense e Botafogo ficaram no 1 a 1, em Volta Redonda. O Tricolor já estava classificado para a Libertadores e apenas cumpria tabela. Para o Alvinegro, restava uma mínima chance de ir à competição continental, o que não se concretizou. Os autores dos gols foram Fred e Felipe Menezes, ambos no primeiro tempo.