Total de visualizações de página

Botafogo x Fluminense promete polêmica com arbitragem

Clássico de quinta-feira terá frente a frente dois times que têm reclamado muito nos últimos anos da arbirtagem


 Fluminense recentemente vem tendo problemas com os árbitros (Foto: Alexandre Loureiro)
 
LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)
 
A mistura tem cheiro de nitroglicerina pura. Coloque no mesmo campo dois clubes que têm entrado em rota de colisão com as comissões de arbitragem, e ainda por cima escale para apitar a partida um árbitro que tem no histórico o fato de ter sido o campeão de expulsões no Campeonato Brasileiro do ano passado, com nada menos que 11 cartões vermelhos em 12 partidas. É neste cenário que Botafogo e Fluminense se enfrentam quinta-feira, pela semifinal da Taça Guanabara.

Péricles Bassols terá a missão de controlar os ânimos dos times e o próprio durante a decisão. Suas atuações têm sido criticadas recentemente. Atualmente nas Laranjeiras, o diretor executivo Rodrigo Caetano não tem boas lembranças do árbitro. Ano passado, Bassols roubou a cena com marcações polêmicas nos dois jogos entre Flamengo e Vasco, pelo Brasileirão.

Pelo lado do Fluminense, a pressão por arbitragens melhores já surtiu efeito. Depois da representação pedindo a saída de Jorge Rabello da presidente da Comissão de Arbitragem do Rio, o time tricolor teve dois pênaltis marcados ao seu favor nas duas últimas partidas, contra Americano e Bangu. Em postagem no Facebook semana passada, o presidente Peter Siemsen comemorou a classificação para as semifinais da Taça Guanabara e elogiou a “firmeza na relação com a Ferj“.

Em General Severiano, a diretoria garante estar tranquila quanto à atuação de Péricles Bassols na semifinal de quinta-feira. Foi o que o presidente Mauricio Assumpção afirmou no domingo, na Marquês da Sapucaí, durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial.

– O Fluminense está reclamando agora e o Rodrigo Caetano vem reclamando das arbitragens do Bassols desde os tempos de Vasco, ano passado. Mas não acho que ele vai entrar em campo com qualquer tipo de pressão. O Péricles é um cara que se dedica. Ele é um cara inteligente, estudioso, que faz o que gosta profissionalmente – elogiou o alvinegro.

Flu já teve polêmica com árbitro

Não é só a média de quase um cartão vermelho por jogo de Péricles Bassols no Brasileirão de 2011 e as polêmicas deste ano que
preocupam o Fluminense para o clássico contra o Botafogo. O árbitro já protagonizou lances polêmicos contra o time em 2012.

No segundo jogo do Fluminense pelo Carioca, na estreia do time titular na temporada, Bassols, o atacante Fred foi puxado pela camisa por um defensor do Volta Redonda, dentro da área, mas o árbitro nada assinalou.

Mas não foi sempre assim. No Brasileirão do ano passado, ele teve uma atuação segura no empate do Flu em 1 a 1 com o Botafogo, adversário desta quinta-feira.

O mesmo não se pode dizer da partida entre Flamengo e Vasco, pelo primeiro turno, quando deixou de marcar um pênalti claro de Léo Moura em Bernardo.