Total de visualizações de página

Oswaldo lembra importância da volta por cima no Botafogo

Técnico cobra olhar no passado como esperança num presente melhor


Oswaldo de Oliveira quer o Botafogo confiante no seu potencial na reta decisiva da Taça Guanabara
Foto: Jorge William / Agência O Globo
Oswaldo de Oliveira quer o Botafogo confiante no seu potencial na reta decisiva da Taça Guanabara Jorge William / Agência O Globo
RIO - Desde que iniciou seu trabalho no Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira sempre se preocupou em dar ênfase ao lado emocional, além do trabalho técnico e tático. Exatamente na véspera do jogo contra o Fluminense, que em caso de vitória garante uma vaga na final do primeiro turno contra o vencedor de Vasco x Flamengo, o técnico já pensou na mensagem que vai passar aos jogadores na preleção antes do jogo de amanhã:

— Na hora de decidir, olhem para trás e vejam as suas possibilidades — disse Oswaldo.

Na avaliação do técnico, a situação do Botafogo é diferente dos outros três clubes, pelo fato de não ter conquistado uma vaga na Libertadores. Como considera o grupo alvinegro de alta qualidade e capaz de enfrentar em igualdade de condição qualquer um dos três adversários, pede o olhar para trás como uma forma de entender o caminho para um presente melhor, com a possibilidade de conquistas e uma volta por cima na falta de títulos em 2011.

Afinal, se quiser mostrar que está no caminho certo na temporada 2012 e conquistar o turno, garantindo logo uma vaga na disputa do título estadual, a equipe alvinegra terá que vencer pelo menos dois destes adversários que foram mais longe em suas campanhas no ano passado.

Ou seja, a chance foi criada pelos jogadores com suas atuações na Taça Guanabara e está nas mãos deles concluírem o trabalho com sucesso.

Loco treina com disposição
Se depender do ambiente nos treinamentos e da resposta dos jogadores, ela está sendo positiva. Loco Abreu é um exemplo. O jogador sofreu um estiramento no músculo da coxa direita, diagnosticado como de grau dois. Neste caso, a recuperação do atleta costuma ser de duas semanas.
Foi a primeira lesão muscular do atacante uruguaio, que além do tratamento em tempo integral tratou de mentalizar que vai estar em campo participando da semifinal.

Se depender de sua disposição, pode surpreender. Nesta terça-feira, o jogador treinou à parte, mas mostrou evolução no seu desempenho. Ele ficou em um dos lados do campo e chutou a gol de várias distâncias, com violência algumas vezes e colocando a bola em outras. Na parte física, foi exigido em arrancadas, paradas e giros com o corpo. Aparentemente, saiu-se bem no trabalho.

Do outro lado do campo, Oswaldo de Oliveira dirigiu um treino técnico-tático. Foram ensaiadas jogadas pelas pontas, tabelas pelo meio, cruzamentos, conclusões, cobranças de pênaltis, e marcação por pressão.

No lado direito, o trabalho era executado pela dupla Lucas e Andrezinho, com Felipe Menezes aparecendo para triangular. No lado esquerdo, Márcio Azevedo fez jogadas com Elkeson, com Felipe Menezes centralizado e os volantes Renato e Marcelo Mattos ajudando na chegada ao ataque. Herrera atuou como centroavante. A parte de marcação ofensiva e defensiva foi treinada na segunda-feira.

O técnico alvinegro deixou claro que não pretende mexer no esquema tático 4-2-3-1. Mas disse que a escalação do time só será conhecida momentos antes do jogo contra o Fluminense, já que vai aguardar o parecer médico sobre Loco Abreu e Andrezinho, que estão em recuperação de lesões.

— Vou aguardar com calma o informe médico — explicou Oswaldo de Oliveira, admitindo que pode utilizar uma variação no esquema 4-2-3-1. — E se der para o Loco jogar e eu resolver escalá-lo com o Herrera? Basta recuar ele um pouco fazendo uma função de pivô — disse o treinador.

Oswaldo está tentando usar todas as armas possíveis para fazer do time um grupo e do grupo uma formação vencedora. Faltam dois jogos neste turno para o olhar no passado se transformar em um presente de esperança. A escolha está na cabeça de cada um e na união de todos, sem esquecer o principal: bom futebol.