Total de visualizações de página

Bota tem retrospecto melhor com Loco Abreu em campo

Números mostram que desde quando o uruguaio chegou ao clube, Alvinegro tem rendimento superior quando Abreu joga


Loco Abreu - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)  
Loco Abreu está animado para jogar contra o Flu (Foto: Paulo Sérgio)
 
Raphael Bózeo
Rio de Janeiro (RJ)
 
A esperança de contar com Loco Abreu na semifinal da Taça Guanabara, nesta quinta-feira contra o Fluminense, tem lógica. Desde que chegou ao clube, em 2010, o Botafogo tem um aproveitamento melhor quando ele está em campo.

Loco já disputou 92 jogos pelo Botafogo, venceu 48 vezes e perdeu apenas 19. O aproveitamento do Alvinegro com ele em campo é de 61,23%. Além disso, marcou 55 gols, tem uma média de 0,59 por partida e foi o artilheiro do Glorioso em todos os campeonatos que o clube disputou neste período. Já sem o uruguaio, o Botafogo disputou 42 partidas, teve 15 triunfos e 12 derrotas. O rendimento é bem mais baixo sem o camisa 13: apenas 47,61% dos pontos.

Neste ano, Loco atuou em seis partidas e já marcou cinco gols. A média na temporada é superior ao total pelo clube: 0,83 gols por jogo.

Dependência ou não, o uruguaio tem papel importantíssimo quando o assunto é bola na rede. Desde sua estreia pelo Glorioso, há quase dois anos, ele é responsável por 25,46% dos gols do Alvinegro em todas as competições. Porém, este número sobe para 34,59% se for contabilizado apenas os jogos em que o atacante participou pelo clube.

Ou seja, a luta diária do Botafogo para garantir a presença de Loco Abreu na semifinal contra o Tricolor está ligada diretamente ao faro de gol do atacante. Nesta quarta-feira tem mais um capítulo.

TÁTICA SERÁ MANTIDA SEM LOCO ABREU

Caso Loco não possa atuar contra o Fluminense, o substituto deve ser Herrera. Mesmo com a alteração, o time manteria o padrão de jogo usado em todos os sete jogos da temporada, utilizando o esquema 4-2-3-1.

Sem poder contar com Maicosuel, suspenso, o time alvinegro deve ter o retorno de Andrezinho, que se recuperou das dores na coxa direita. A lesão o tirou da partida contra Bonsucesso e Macaé. Embora ainda não esteja confirmado, a escalação do camisa 10 é dada como certa.

Com isso, Felipe Menezes permanece no time, mas deve ser deslocado para o lado esquerdo do campo, já que Andrezinho atua centralizado. Caio, com dores, deve desfalcar o banco de reservas.