Total de visualizações de página

SÚMULA ELETRÔNICA

Estive hoje em Teresópolis onde está sendo realizado um encontro dos árbitros FIFA do Brasil. Todos 21 homens (10 árbitros e 10 assistentes e 1 árbitro especial) e 8 mulheres (4 árbitras e 4 assistentes) participam de um treinamento que incluirá uma grande novidade para o campeonato Brasileiro deste ano.



Elite da arbitragem reunida durante as palestras
Em fase de experimento já durante a Copa do Brasil de 2012, todas as súmulas serão preenchidas eletronicamente. Durante um primeiro momento, até que o processo ganhe 100% de confiabilidade as súmulas em papel seguirão sendo preenchidas até que darão o lugar permanentemente para as súmulas eletrônicas.

Estas súmulas além de agilizar o sistema de informações para todos os profissionais envolvidos com o futebol Nacional, evitará um grande número de problemas que hoje incomodam o futebol Brasileiro.

Explico: Os árbitros terão a sua disposição uma base de dados com o nome de todos os atletas de cada clube inscritos legalmente no BID. Estes dados, informarão no momento do preenchimento da súmula qual(is) jogador(es) está(ão) apto(s) a participar das partidas promovidas pela CBF. Acabarão os processos por inscrições irregulares.

Ou seja, caso algum clube queira relacionar para disputar uma partida um atleta que, por exemplo, está com 3 cartões amarelos e por consequência impedido de jogar, o sistema automaticamente disponibilizará esta condição irregular do jogador evitando processos e perda de pontos posteriores para esta equipe.

Árbitro Ricardo Marques atento as instruções

Aproximadamente uma hora após a partida, todos poderão saber exatamente (e oficialmente) o motivo das expulsões detalhadamente, os artilheiros, advertências e qualquer outra ocorrência extra que aconteceu no jogo. Um avanço necessário dentro da velocidade de informações que vivemos atualmente.

A intenção é que, num segundo momento, os atletas sejam identificados por impressões digitais dando total lisura a competição. 

A federação Paulista já utiliza este sistema aaproximadamente a cinco anos e os resultados são extremamente positivos.
Agora o desafio será disponibilizar estrutura a todas praças onde são realizados os jogos para implantação. Todos vestiários de arbitragem terão que ter disponíveis pontos para acesso a rede para que possa ser feito a transferência de dados.

      Oxalá possamos, em breve, implantar este sistema que, com certeza, servirá de referência para diversos Países.

      Ao lado, você pode visualizar um pedaço da tela de abertura destas súmulas como serão apresentadas no site da CBF.

      Uma bela iniciativa que você, leitor do blog recebe em primeira mão!