Total de visualizações de página

Com ampla vantagem recente, Bota se une ao Flu e não vê peso em tabu

Alvinegro venceu os últimos quatro jogos decisivos e jamais foi derrotado pelo Tricolor no Engenhão, em sete compromissos, desde 2007

Por André Casado e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
 
Se dependesse das estatísticas, o Botafogo não levaria somente a melhor campanha da fase de grupos da Taça Guanabara para a semifinal desta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão. Ultimamente, tem sido barbada apostar no Alvinegro, principalmente em partidas decisivas. Os tricolores não vem bem em clássicos e, desde 2007, na inauguração do palco do duelo, jamais conseguiram superar o rival, em sete tentativas - três vitórias do Glorioso e quatro empates. Mas nenhum dos lados está disposto a considerar esses números.

- Outro dia me lembraram que o último título carioca do Fluminense foi comigo em 2005. Isso é legal. Mas as recordações ruins eu prefiro ignorar. Não vou falar nada de arbitragem ou de jejum para meus jogadores. Isso no fundo causa ansiedade. Se estivermos ganhando e o Botafogo empatar, esse clima pode atrapalhar. Vai vir um filme na cabeça deles... Não fico passando bicho-papão. Quero minha equipe organizada e muito atenta a todos os detalhes - avisou Abel Braga.

O técnico do Flu tem coro em Oswaldo de Oliveira, que não dá bola para a possível vantagem moral e diz que, para ser levada em consideração, a marca precisa ser longa. E, ainda assim, todo cuidado é pouco.

- Acho que as estatísticas importantes são as mais duradouras, com pontos consistentes. O Flu ganhou partidas importantes também, chegou à Libertadores. Perde um pouco diante dessas condições. Não vejo algo tão representativo, até porque os times mudam sempre. Antigamente, o Botafogo ganhava todas do Flamengo, por exemplo, depois isso virou. Não podemos achar que vai durar para sempre - ponderou Oswaldo.

Entre semifinais e finais de turno, são quatro triunfos alvinegros - dois em 2008, um em 2009 e outro em 2010. Renato Silva, Fahel e Loco Abreu são alguns dos herois.